UMA INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Rosemeri Krumenaur Stangue Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Concepções de linguagem. Linguagem escrita. O ensino de língua portuguesa. Intervenção pedagógica. Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Resumo

o presente artigo consiste em uma pesquisa sobre a linguagem escrita, cujo objetivo é analisar as diferentes correntes linguísticas e as concepções apresentadas pelos autores, para, então, defender a abordagem teórico-metodológica escolhida. A partir dos estudos realizados e das relações estabelecidas, pode-se apresentar os seguintes conceitos sobre a linguagem e suas implicações na produção escrita: 1. a linguagem se constrói a partir das relações sociais entre os falantes cultural e historicamente situados; 2. o texto é produto social - os gêneros, socialmente constituídos, pressupõem a relação por meio da linguagem e; 3. o professor desempenha papel fundamental como mediador e articulador no processo de aprendizagem da escrita de seus estudantes. Ao longo do texto, defendemos a realização de ações educativas baseadas em pesquisas do tipo intervenção pedagógica, vinculadas a pressupostos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), devido à sua riqueza conceitual, precisão científico-metodológica e suas contribuições para a Educação - por meio da produção de conhecimento científico, de práticas inovadoras e socialmente relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeri Krumenaur Stangue, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda do PPGE/ UNIR  - Mestado acadêmico em Educação.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor Doutor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Publicado

04/01/2019

Como Citar

Stangue, R. K., & de Castro, R. F. (2019). UMA INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 75–91. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3842