EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Carlo Filipe Evangelista Raimundo Universidade Federal de Rondônia
  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Educação empreendedora. Desenvolvimento. Formação generalizada. Alienadora.

Resumo

A educação empreendedora ganhou muita importância nos últimos anos devido a fatores como crise financeira e política, perda de emprego, diminuição do Estado, em suma, falta de políticas públicas estruturantes para o efetivo desenvolvimento do País; e por essa razão tudo que envolve o “empreendedorismo” está “na moda” como nunca antes. Em todo mundo, países mais ou menos desenvolvidos apostam no fomento em iniciativas empreendedoras como a salvação do planeta por intermédio da salvação individual, pregando que o desenvolvimento individual automaticamente proporcionará o coletivo. Nesse sentido este trabalho busca investigar as
principais teorias formuladas em torno do empreendedorismo e da educação empreendedora, principalmente a “pedagogia empreendedora” criada por Fernando Dolabela. Como resultado elaboramos uma “discussão” (embate) teórico com argumentos a favor e contra a implantação da educação empreendedora no currículo nacional do ensino fundamental ao superior, onde os autores favoráveis a consideram fundamental para o desenvolvimento do ser e, a partir disso, de toda sociedade; enquanto os contra temem uma formação generalizada baseada em linhas de pensamento neoliberal, individualista, ideológica, positivista e, dessa forma, alienadora.

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Biografia do Autor

Carlo Filipe Evangelista Raimundo, Universidade Federal de Rondônia

Economista discente no programa de mestrado acadêmico em educação - PPGE/UNIR.

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia

PPGE/UNIR

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Publicado

04/01/2019

Como Citar

Raimundo, C. F. E., & Maciel, A. C. (2019). EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 110–127. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3840