EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRAS A PARTIR DE 1930

Autores

  • Tiago Alquaz Matias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Educação profissional, Desenvolvimento, Capital Humano

Resumo

A rede federal de Educação Profissional e Tecnológica evoluiu ao longo dos vários contextos político-econômicos brasileiros. Mais recentemente, entre 2003 a 2016 esse modelo institucional assume um papel de destaque na articulação política e econômica do país, vendo seu número de instituições saltar de 140 escolas técnicas, que atendiam 120 municípios, para 644 campi em funcionamento em todos os estados brasileiros. Tendo por base a dinâmica desse modelo institucional, esse artigo teve por objetivo principal explicar como a Educação Profissional se tornou referência educacional no contexto da economia brasileira. Para tanto, procedeu-se, por meio de pesquisa bibliográfica, uma investigação para verificar de que modo as teorias de desenvolvimento influenciaram as políticas econômicas brasileiras; quais as relações entre teoria do capital humano e educação no Brasil; e, finalmente, como a educação profissional é produto dessas relações. Constatou-se que a rede federal de EPT, desde 1930 vem sendo moldada pelas políticas dominantes que vigoraram em nossa economia, se configurando como uma alternativa às instituições tradicionais de pesquisa. Mesmo a recente alteração do discurso neoliberalista para um pensamento social-liberalista, perceptível na implementação do modelo IFET, não apresentou mudanças concretas que sejam capazes de alterar o contexto social, principalmente porque não foi acompanhada de uma política econômica efetiva, que visasse ao atendimento das necessidades sociais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Alquaz Matias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis, na área de Contabilidade. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional.

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor em Educação e Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

04/01/2019

Como Citar

Matias, T. A., & Maciel, A. C. (2019). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRAS A PARTIR DE 1930. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 128–145. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3816