NOTAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Joscilene Nascimento Rafalski Universidade Federal de Rondônia
  • Neide Borges Pedrosa Universidade Federal de Rondônia
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Formação docente, estágio supervisionado, trabalho colaborativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do estágio supervisionado no processo de formação inicial dos professores. Relata a experiência desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, modalidade a distância. O foco incide sobre o estágio supervisionado da Educação Infantil realizado no ano de 2016 no Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, localizado na cidade de Ariquemes/RO. Dentre as principais contribuições do estágio, destaca-se a possibilidade de inserção dos licenciandos na escola básica ampliando as dimensões do processo de formação de professores, que não mais se restringe aos limites acadêmicos, mas agrega a dinâmica da escola pública como um espaço formador, um campo fecundo para que os futuros docentes consolidem a práxis educativa. Os resultados evidenciam as potencialidades da ação formativa vivenciada no processo de realização do estágio supervisionado desenvolvido a partir do trabalho colaborativo entre universidade e escola básica, contribuindo para que o aprendiz de professor construa seu ethos profissional e o sentido de aprender e ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Borges Pedrosa, Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada do Departamento de Educação da UFTM

Downloads

Publicado

04/01/2019

Como Citar

Rafalski, J. N., Pedrosa, N. B., & Isobe, R. M. R. (2019). NOTAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 64–74. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3808