PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS
Palavras-chave:
Colônia de pescadores, Grau de instrução, Conhecimento empíricoResumo
A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z-3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos.Downloads
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Publicado
04/01/2019
Como Citar
Lima, T. O., Leite, E. S., & Freitas, C. O. (2019). PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 179–196. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3804
Edição
Seção
Artigos
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