PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS

Autores

  • Tânia Olinda Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Eliane Silva Leite Universidade Federal de Rondônia
  • Clodoaldo Oliveira Freitas Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Colônia de pescadores, Grau de instrução, Conhecimento empírico

Resumo

A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z-3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Olinda Lima, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (2014), Campus de Presidente Médici - Rondônia, Brasil. Pós-graduação lato sensu em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em andamento mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho - Rondônia, na área de concentração: Ambiente e Território na Pan-Amazônia - Linha de Pesquisa: Território e Sociedade na Pan-Amazônia - TSP: Tem como objetivo a abordagem sistematizada das relações de poder sobre o território inscritas nas formas de apropriação e domínio do espaço por meio das representações e da organização da sociedade na pan-amazônia. Em andamento Graduação Lato Sensu em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estácio de Sá (2018-2021). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/UNIR). E-mail: tania.engpesca@gmail.com. Tem experiência na área de Extensão Rural; Metodologias Participativas; Medicamento Anestésico (Eugenol) para tambaqui (Colossoma macropomum); Chipagem e biometria de peixes nativos da Amazônia. Com ênfase em projetos agroecológicos voltados para o desenvolvimento local, tendo como foco pescadores artesanais, piscicultores e agricultura familiar.

Eliane Silva Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em FÍSICA pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia; e professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / UNIR / Polo de Ji-Paraná. Áreas de atuação: Educação, Ensino de Física e Suas Interdisciplinaridades, Agroecologia, Extensão Rural, Tecnologias Socioambientais, Pesca Artesanal, Matéria Condensada. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Biociências, Grupo de Pesquisa em Abordagens Conceituais em Metodologias no Ensino de Física (GPAEFI), Grupo de Estudo e Pesquisas em Contabilidade e Sustentabilidade de Cacoal - GEPSCAL.

Clodoaldo Oliveira Freitas, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM - Argentina (2015), validado pela UFRJ (2016). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD/MG (2012). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (Cacoal, 2006) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (Ji-Paraná, 1997) Especialista em Matemática. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, dos Departamentos: de Engenharia de Pesca e Zootecnia do Campus de Presidente Médici - RO. Membro do Conselho Superior Acadêmico - CONSEA, na Câmara de Pesquisa e Extensão - CPE. Trabalha com Administração Rural, Economia Rural, Cálculo, Gestão de Custos e Gestão Participativas. Desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com Agroecologia, agricultura familiar, territorialidades e gestão de propriedades. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências - GPBio.

Downloads

Publicado

04/01/2019

Como Citar

Lima, T. O., Leite, E. S., & Freitas, C. O. (2019). PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 179–196. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3804