O CORPO NA CRECHE - AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aline Fernanda de Oliveira Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente da Educação Infantil do Município de Campo Magro – PR.

Resumo

A pesquisa trata das Representações Sociais dos professores sobre o corpo na Educação Infantil, do município de Campo Magro. A pesquisa surgiu dos questionamentos a cerca de como tais professores (as) compreendem a temática da corporeidade dentro das creches. Sendo assim, definimos como objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar quais são as possíveis Representações Sociais sobre o corpo, no discurso e na prática dos professores e professoras de Educação Infantil de 0 a 3 anos, e como estes consideram os espaços vividos das crianças. Para tanto, foram aplicados questionários com vinte professores (as), com uma questão de associação livre de palavras e quatro questões abertas. A análise tanto da associação livre de palavras quanto das questões abertas proporcionou uma visão sobre a forma como os professores compreendem e convivem com o corpo da criança nos ambientes de Educação Infantil. Percebeu-se que há três Representações Sociais eminentes entre eles, o corpo em movimento, a dicotomia corpo - mente e a educação corporal, para a disciplinarização. Verificou-se ainda que há um processo de tentativa por parte dos professores em re-significar o corpo dentro da creche, porém, por outro lado, há resistência e manutenção de velhas práticas e condutas, que necessitam serem re-significadas, para que ocorra a transformação da representação banal para o universo reificado da ciência. Cabem novas pesquisas e questionamentos a cerca da formação destes profissionais, para um novo olhar sobre as rotinas estabelecidas dentro destas instituições. Os resultados apontados na pesquisa podem servir de base, para modificar as representações, no cotidiano das creches, trazendo um novo significado a corporeidade, considerando também o espaço vivido das crianças.

Palavras-chave: representações sociais, corpo, educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/10/2018

Como Citar

Oliveira, A. F. de. (2018). O CORPO NA CRECHE - AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 159–174. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3514