O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO - UMA POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO VIVIDO
Resumo
A pesquisa trata do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais das Escolas localizadas no Campo no Município de Tijucas do Sul, Região metropolitana de Curitiba, e foi desenvolvida no Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Tuiuti do Paraná. Tal estudo surgiu da necessidade de se refletir sobre as características e particularidades do grupo a que este se destina, considerando as conquistas em relação á Educação do Campo, a sua valorização ao longo da história e as perspectivas metodológicas a respeito do Ensino da Geografia. Teve como objetivo analisar as contribuições do ensino da Geografia para a Educação do Campo, bem como conhecer e analisar a realidade do Ensino Geográfico nos Anos Iniciais de escolas localizadas no campo. A fundamentação teórica utilizada em relação à Educação do Campo está baseada nos escritos de Arroyo (2007) que traz as concepções de Currículo e a organização curricular, Caldart (2009), que aborda o percurso da Educação do Campo numa perspectiva de lutas de classes e participação nos dias atuais, e de Freire (2002) que aponta para uma educação emancipatória. Para tratar do ensino da Geografia têm-se as contribuições de Straforini, (2004) sobre o ensino da geografia para os Anos Iniciais e o método totalidade- mundo e Calai (2000) tratando da compreensão da dinâmica espacial. Os resultados da pesquisa apontam que são diversos os fatores que interferem nas práticas educativas para o ensino da geografia nos Anos Iniciais e que este tem uma importante contribuição para a Educação do Campo, considerando-se que auxilia na leitura de mundo permitindo compreender a dinâmica do espaço social, propiciando uma formação numa perspectiva crítica e ativa para atuar na gestão do espaço vivido.
Palavras – chave: Educação do Campo, Ensino de Geografia, gestão do espaço vivido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.