PERCEPÇÕES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL POR PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO PARANÁ

Autores

  • Luiz Antonio Alcântara Madureira Universidad de la Empresa - UDE
  • MARIA LUCIA VINHA

Palavras-chave:

Saúde Bucal. Promoção da saúde. Educação. Professores. Alunos

Resumo

Considerando-se a importância da promoção da saúde bucal na vida da criança, a formação de hábitos alimentares e de higiene, é necessária. Para isso, a inclusão do tema “promoção em saúde bucal” no currículo escolar é essencial. O objetivo geral do trabalho é explorar o cenário de demandas sociais e a necessidade de uma nova formação para educadores do Ensino Fundamental com base em novas metodologias de ensino em Saúde Bucal, a fim de fornecer dados concretos para subsidiar o planejamento de ações sobre Educação em Saúde Bucal nas escolas, de forma multiprofissional, envolvendo professores e equipes especializadas. A metodologia adotada é descritiva, bibliográfica, com enfoque qualitativo e quantitativo, cuja coleta de dados se deu em 11 escola da rede Municipal de Fazendo Rio Grande/PR, em uma população de 677 professores da rede pública de ensino. Pelos resultados da pesquisa, constatou-se que é preciso mudar comportamento, mudar dieta, mudar higiene, enfim, estar orientado e motivado, tendo a certeza de que, sobretudo, buscar a melhoria da qualidade de vida através de ações educativas em saúde é exercer a plena cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Alcântara Madureira, Universidad de la Empresa - UDE

Universidad de la Empresa,  Facultad de Ciencias de la Educación

MARIA LUCIA VINHA

Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (2012), Doutorado em Educação com Área de Concentração no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo, USP, (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (1993). Ocupa a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná na cidade de Jacarezinho e é docente no Curso de Pedagogia em disciplinas de Didática e de Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa "Criatividade e ludicidade". Tem experiência na área de Educação, com formação inicial de Técnico em Magistério e Graduações em Ciências (Habilitações em Matemática e Biologia) e em Pedagogia. Atuou por vários anos na Educação Básica, como alfabetizadora em classes multisseriadas na zona rural e nas primeiras séries do ensino fundamental. Além disso, atuou como professora de Matemática e de Ciências no ensino fundamental e em Orientação Educacional na educação básica. Atuou como Integrante da Equipe de Educação e Coordenadora de Biologia no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atuou como Coordenadora de Área no Subprojeto do PIBID "Educação Infantil". Tem experiência docente no Programa de Formação de Professores PDE e em orientação de trabalhos de pesquisa e de intervenção nesse Programa. A ênfase de seus estudos é na área da Educação, especificamente na área da Didática com foco nas metodologias embasadas em princípios democráticos, críticos e criativos.

Downloads

Publicado

24/04/2020

Como Citar

Alcântara Madureira, L. A., & VINHA, M. L. (2020). PERCEPÇÕES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL POR PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO PARANÁ. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 17–36. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3182