REABILITAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Fernanda Ferreira dos Santos
  • Karina Vieira dos Reis
  • Larisse Junqueira Mendes de Carvalho

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Tecnologia Assistiva. Centro de Reabilitação. Deficiência.

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência está se fortalecendo por meio das políticas públicas e timidamente sendo postas em prática nas escolas regulares. A Tecnologia Assistiva por ter uma característica interdisciplinar, engloba variados recursos que conseguem promover a funcionalidade do aluno nas atividades escolares como em casos de pacientes com disfunções neuromotoras. O presente estudo buscou observar o trabalho em rede entre instituição de reabilitação e escola no processo de inclusão escolar do deficiente assistido na Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, Minas Gerais. A pesquisa é de base qualitativa e contou com oito crianças e adolescentes, que frequentam a escola regular e a Instituição no contraturno, a pesquisa aconteceu entre os meses de fevereiro a dezembro de 2017.  O setor de pedagogia trabalhou com três vertentes principais: a estimulação cognitiva, as dificuldades de aprendizagem e a inclusão escolar, de modo a contemplar as necessidades de todos mediante as singularidades apresentadas durante as intervenções pedagógicas e no apoio da equipe multidisciplinar nas assessorias escolares. Diante da pesquisa realizada foi possível observar que o processo de inclusão escolar obteve maiores resultados a partir das assessorias escolares que foram prestadas pela equipe multidisciplinar da instituição, bem como os atendimentos psicopedagógicos realizados. É importante refletir sobre o ensinar e o aprender, assim como propor diferentes intervenções que levam o aluno a atingir a aprendizagem. A criação de metas, ações e o uso de recursos de tecnologia assistiva fazem com que o aluno com deficiência receba as oportunidades necessárias para que de fato aprenda nas suas singularidades. 

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Publicado

22/10/2018

Como Citar

dos Santos, F. F., dos Reis, K. V., & Mendes de Carvalho, L. J. (2018). REABILITAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 104–115. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3035