REABILITAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Tecnologia Assistiva. Centro de Reabilitação. Deficiência.Resumo
A inclusão escolar de alunos com deficiência está se fortalecendo por meio das políticas públicas e timidamente sendo postas em prática nas escolas regulares. A Tecnologia Assistiva por ter uma característica interdisciplinar, engloba variados recursos que conseguem promover a funcionalidade do aluno nas atividades escolares como em casos de pacientes com disfunções neuromotoras. O presente estudo buscou observar o trabalho em rede entre instituição de reabilitação e escola no processo de inclusão escolar do deficiente assistido na Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, Minas Gerais. A pesquisa é de base qualitativa e contou com oito crianças e adolescentes, que frequentam a escola regular e a Instituição no contraturno, a pesquisa aconteceu entre os meses de fevereiro a dezembro de 2017. O setor de pedagogia trabalhou com três vertentes principais: a estimulação cognitiva, as dificuldades de aprendizagem e a inclusão escolar, de modo a contemplar as necessidades de todos mediante as singularidades apresentadas durante as intervenções pedagógicas e no apoio da equipe multidisciplinar nas assessorias escolares. Diante da pesquisa realizada foi possível observar que o processo de inclusão escolar obteve maiores resultados a partir das assessorias escolares que foram prestadas pela equipe multidisciplinar da instituição, bem como os atendimentos psicopedagógicos realizados. É importante refletir sobre o ensinar e o aprender, assim como propor diferentes intervenções que levam o aluno a atingir a aprendizagem. A criação de metas, ações e o uso de recursos de tecnologia assistiva fazem com que o aluno com deficiência receba as oportunidades necessárias para que de fato aprenda nas suas singularidades.
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