Percepções de monitores do Programa Novo Mais Educação

Autores

  • ANTÔNIA MARIA CARDOSO E SILVA
  • LAIANE CUNHA FERREIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Caxias

Palavras-chave:

Alfabetização, Dificuldades, Melhorias

Resumo

Uma das marcas da educação básica brasileira é a criação e adoção de programas que visam aperfeiçoá-la. Dentre esses programas aqui se destaca o Novo Mais Educação que objetiva melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diante do contexto, este trabalho objetiva investigar quais as percepções que os monitores do programa na Escola Doutor João Viana, Caxias, MA, apresentam em relação ao mesmo, tendo como objetivos específicos identificar as dificuldades apresentadas durante a realização do programa, apontar possibilidades de melhoria no desenvolvimento do mesmo na escola e conhecer as contribuições que o programa proporcionou aos pesquisados. A pesquisa foi idealizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados com 6 (seis) monitores do programa. Os discursos obtidos foram analisados por meio do método Análise de Conteúdo com categorização, onde descreveu-se e interpretou-se os dados dentro de múltiplas perspectivas. Verificou-se que as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento do programa estão pautadas na falta de um ambiente adequado para o acompanhamento do alunos, neste caso uma sala, e ausência dos alunos que necessitam de acompanhamento nos horários de atendimento do programa. Para amenizá-las foram apontadas as seguintes possiblidades; como, organizar um espaço adequado para atendimento dos alunos, disponibilizar recursos didáticos para serem usados nas aulas e haver um acompanhamento maior do pais com os seus filhos. O programa proporcionou aos monitores experiências educacionais diversificadas, indo de encontro a primeira experiência na área de formação ao incremento de valores dentre eles a compreensão e a dedicação no processo de acompanhamento dos alunos. O Programa Novo Mais Educação é uma das ferramentas que podem amenizar os índices de analfabetismo e reprovações existentes na educação do país. Ressalta-se aqui importância de se realizar pesquisas neste âmbito, com o intuito de identificar os desafios enfrentados por quem o idealizada e as possiblidades de aperfeiçoá-lo dentro da escola.

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Biografia do Autor

ANTÔNIA MARIA CARDOSO E SILVA

Professora especialista em Gestão Educacional, Gestão Escolar e em Metodologia do Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, professor iv da Prefeitura Municipal de Caxias - MA, diretora geral da Prefeitura Municipal de Caxias - MA e professora horista da Faculdade do Vale do Itapecuru  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino aprendizagem, avaliação, leitura e escrita.

LAIANE CUNHA FERREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Caxias

Atualmente é Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pela IESF e em Educação e Ensino de Ciências pelo IFMA. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão desde 2105. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Educação Ambiental, Biologia do solo e é ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência e ex-bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

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Publicado

24/04/2020

Como Citar

E SILVA, A. M. C., & FERREIRA, L. C. (2020). Percepções de monitores do Programa Novo Mais Educação. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 1–16. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3004