ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO COTIDIANO ESCOLAR, DA ESCOLA MENEZES PIMENTEL DE POTENGI

Autores

  • Francisco Ytalo de Lima Silva Universidade Regional do Cariri [URCA]

Palavras-chave:

Políticas educacionais, público e privado, ensino médio

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma discussão elencada sobre políticas educacionais em vigor, no contexto da Escola pública do Estado do Ceará. A instituição escolhida para permear o estudo foi E.E.F.M. Menezes Pimentel, onde a partir de uma entrevista com o um professor da instituição, tentamos relacionar seu relato com o texto “O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento para os pobres” de José Libâneo. Portanto, nas próximas páginas refletiremos sobre a educação brasileira, no contexto da formação para o trabalho, e da competição como forma de adquirir resultados. O texto será permeado de reflexões sobre o Projeto Jovem de Futuro e seus frutos dentro da instituição, com foco para parceria público e privado, e das consequentes cobranças por resultados, munidos através de competições entre os estudantes. Sendo o processo educacional, gestado no seio do modelo capitalista de produção, cabe-nos refletir sobre as políticas educacionais, com foco nas alianças gestadas dentro do processo, e suas reais consequências, na vida das e dos beneficiários, no caso os estudantes da Escola Menezes Pimentel.  

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Biografia do Autor

Francisco Ytalo de Lima Silva, Universidade Regional do Cariri [URCA]

Discente do Quarto periódo em Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Na graduação se interessa por estudos voltados a História Regional e Local e do Brasil, a exemplo das Comunidades Tradicionais.

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Publicado

22/10/2018

Como Citar

de Lima Silva, F. Y. (2018). ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO COTIDIANO ESCOLAR, DA ESCOLA MENEZES PIMENTEL DE POTENGI. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 58–70. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2982