EDUCAÇÃO, TRABALHO E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: A INSERÇÃO DOS PROCESSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Gabriel Henrique Miranda Soares Universidade Federal de Rondônia
  • Filipe Miranda Soares Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Trabalho, reestruturação produtiva, tecnologias educacionais

Resumo

: O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e documental sobre as relações entre educação, trabalho e as novas tecnologias no contexto da reestruturação produtiva do capital.  Utilizou-se o método do materialismo histórico-dialético devido ser um método capaz de desvelar as contradições do fenômeno com vistas a sua transformação. O trabalho centra-se no estudo das relações existentes entre a educação e o mundo do trabalho e como a inserção das novas tecnologias educacionais tem contribuído para com os interesses do capital. Historicamente, a ciência, a técnica e a tecnologia constituíram-se em forças opressoras e reprodutoras de alienação dos trabalhadores, mas são também forças emancipadoras da sociedade humana, podendo diminuir o trabalho necessário e aumentar o tempo livre dos trabalhadores. O trabalho analisa as políticas educacionais do ponto de vista do Estado e sua vinculação com os organismos internacionais como o Banco Mundial, a fim de compreender as relações existentes entre educação, trabalho e tecnologias no processo de reprodução do capital

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Biografia do Autor

Gabriel Henrique Miranda Soares, Universidade Federal de Rondônia

Professor Substituto do Departamento de História

Campus de Rolim de Moura

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

Soares, G. H. M., & Soares, F. M. (2018). EDUCAÇÃO, TRABALHO E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: A INSERÇÃO DOS PROCESSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Práxis Pedagógica, 1(1), 116–131. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2981