PRÁXIS INOVADORA NO ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Práxis inovadoraResumo
O Ensino da Física precisa de projetos de intervenção escolar para maximizar a qualidade de ensino e proporcionar aprendizagem significativa, neste projeto de pesquisa, apresenta-se sugestões de atividades experimentais, de baixo custo, para suprir a ausência de laboratórios de física nas escolas da rede pública, especificamente da escola estadual Mineko Hayashida. Para pesquisa, selecionou-se 325 alunos desse universo, sendo: 71 alunos da 1ª série do ensino médio, para formação do grupo experimental e 254 alunos do mesmo nível, para compor o grupo controle. Para aplicação da técnica, foram elaboradas 10 aulas com atividades experimentais e aplicada para os 71 alunos que compunha o grupo experimental. E para o grupo controle foram realizadas 100% aulas tradicionais, no mesmo período de tempo que o grupo experimental, com apoio de livro didático e explicações em sala de aula. Comprovou-se a eficácia da prática, com aprovação de 59% dos alunos participantes do grupo experimental, e por outro lado, o grupo controle, resultou-se em 34% aprovação. As análises nos mostram que os alunos do grupo experimental apresentou-se melhor desempenho que o grupo controle, isso nos faz entender que a técnica aplicada proporcionou aprendizagem significativa. Assim, espera-se contribuir para que novas concepções e inovações educacionais façam parte do cotidiano escolar da instituição pesquisada e mostrar que é possível inovar, através da criatividade e ampliar a qualidade de ensino oferecido para os alunos do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de Física - Práxis inovadora - Atividades experimentais
O Ensino da Física precisa de projetos de intervenção escolar para maximizar a qualidade de ensino e proporcionar aprendizagem significativa, neste projeto de pesquisa, apresenta-se sugestões de atividades experimentais, de baixo custo, para suprir a ausência de laboratórios de física nas escolas da rede pública, especificamente da escola estadual Mineko Hayashida. Para pesquisa, selecionou-se 325 alunos desse universo, sendo: 71 alunos da 1ª série do ensino médio, para formação do grupo experimental e 254 alunos do mesmo nível, para compor o grupo controle. Para aplicação da técnica, foram elaboradas 10 aulas com atividades experimentais e aplicada para os 71 alunos que compunha o grupo experimental. E para o grupo controle foram realizadas 100% aulas tradicionais, no mesmo período de tempo que o grupo experimental, com apoio de livro didático e explicações em sala de aula. Comprovou-se a eficácia da prática, com aprovação de 59% dos alunos participantes do grupo experimental, e por outro lado, o grupo controle, resultou-se em 34% aprovação. As análises nos mostram que os alunos do grupo experimental apresentou-se melhor desempenho que o grupo controle, isso nos faz entender que a técnica aplicada proporcionou aprendizagem significativa. Assim, espera-se contribuir para que novas concepções e inovações educacionais façam parte do cotidiano escolar da instituição pesquisada e mostrar que é possível inovar, através da criatividade e ampliar a qualidade de ensino oferecido para os alunos do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de Física - Práxis inovadora - Atividades experimentais
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