OS ADOLESCENTES E USO DE SMARTPHONES: A LINHA TÊNUE QUE SEPARA O “USO” DO “ABUSO”

Autores

  • CÁSSIA REJANE BALVEDI ZANCAN Universidad de La Empresa - UDE
  • Cineiva Campoli Paulino Tono

Palavras-chave:

Jogos on-line, Celular, Internet, Adolescente.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever se os hábitos de uso indiscriminado e/ou excessivo dos Smartphones, por adolescentes de colégios públicos estaduais podem impactar o seu cotidiano, seja no âmbito escolar, familiar ou social. Analisou-se as mudanças comportamentais, a partir da influência dessa tecnologia, observando-se os aspectos positivos e negativos da questão. A metodologia adotada é descritiva, bibliográfica, com enfoque qualitativo e quantitativo, cuja coleta de dados se deu em 4 colégios estaduais de Francisco Beltrão/PR, com 336 adolescentes e 17 professores. Evidencia-se a preocupação e necessidade de conscientização da sociedade quanto aos impactos biopsicossociais de uso dessa tecnologia. Aponta-se a necessidade de mudanças na prática pedagógica, nos métodos de ensino e muito mais na gestão escolar dos recursos disponíveis, sobretudo os tecnológicos.

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Publicado

25/07/2018

Como Citar

ZANCAN, C. R. B., & Tono, C. C. P. (2018). OS ADOLESCENTES E USO DE SMARTPHONES: A LINHA TÊNUE QUE SEPARA O “USO” DO “ABUSO”. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 73–90. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2514

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