VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Rafael da Silveira Professor-Convidado no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação e Tecnologias – (INET), Professor-Convidado no Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (FAR) e Terapêuta Online site: https://profrafaelsilveira.wixsite.com/psicopedagogoonline http://orcid.org/0000-0002-7865-9628

Palavras-chave:

Esteriótipos linguísticos, Variação dialetal, Variação linguística

Resumo

Resumo

 

O presente artigo tem por objeto de estudo a análise da Variação linguística e suas implicações para o ensino da língua portuguesa nos anos iniciais nos aspectos da variedade dialetal do português brasileiro frente a processos de ensino e aprendizagem da língua. O recorte da temática tem por foco os principais aspectos do processo de ensino da língua portuguesa, as vogais orais do português no Brasil /e/ e /o/, pronunciadas como /i/ e /u/, as formas flexivas da concordância nominal /s/, as formas flexivas da concordância verbal /m/ e a perda da semivogal em ditongos como /ou/, /ai/ e /ei/, em processos de monotongação da vogal /u/ e /i/, respectivamente. A bibliografia básica utilizada para a realização deste artigo numa perspectiva dialógica com o leitor para a devida análise e reflexão do assunto em discussão é (BAGNO, 2007), (BORTONI-RICARDO, 2004), (IMBERNÓN, 2011), (FRANCO, 2012) e (PERRENOUD, 2000), a fim de proporcionar uma prática educativa que contribua para a formação do aluno.

 Palavras-chave: esteriótipos linguísticos; variação dialetal; variação linguística.

  

Abstract

 

The present article has the objective to analyze the “linguistic variation and its implications for the Portuguese language education during the first years” in the aspects of the dialectical variety of Brazilian Portuguese concerning the teaching and learning process. This article focuses on the key aspects of that process, for example: the Portuguese oral vowels /e/ and /o/ pronounced as /i/ and /u/, the flexible forms of nominal agreement /s/ and verbal agreement /m/, the loss of semi-vowels in diphthongs as /ou/, /ai/ and /ei/ and the monophthongization process of the vowels /u/ and /i/, respectively. The basic bibliography used to write this article in a dialogical perspective with the reader for an analysis and reflection about this subject was (BAGNO, 2007), (BORTONI-RICARDO, 2004), (IMBERNÓN, 2011), (FRANCO, 2012) and (PERRENOUD, 2000), in order to provide an educational practice that contributes to student’s formation.

 Keywords: language stereotypes; dialectal variation; linguistic variation.

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Biografia do Autor

Rafael da Silveira, Professor-Convidado no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação e Tecnologias – (INET), Professor-Convidado no Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (FAR) e Terapêuta Online site: https://profrafaelsilveira.wixsite.com/psicopedagogoonline

  • Pós-graduando em Neuropsicopedagogia em EAD pela Universidade Candido Mendes - UCAM - RJ (concluí em 2019.1);
  • Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional em EAD pela Universidade Candido Mendes - UCAM - RJ (2015.1);
  • Aperfeiçoado em Língua Portuguesa em EAD pela Universidade Candido Mendes - UCAM - RJ (2017.1);
  • Graduado em Pedagogia - Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - SC (2013.1).

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Publicado

25/07/2018

Como Citar

Silveira, R. da. (2018). VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 26–38. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2510