NEGROS E HOMOSSEXUAIS VISTOS PELA ÓTICA DA COMUNIDADE SOCIOPROFISSIONAL DE EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Gênero, Diversidade, Educação, Escola, Constituição, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo se originou a partir do projeto de intervenção por mim realizado, após sugestão no meu TCC da Pós-Graduação do curso de Gênero e Diversidade na Escola, realizado entre os anos de 2015 e 2016 na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.
Convém esclarecer que no TCC privilegiou-se duas das minorias menos visíveis social e politicamente: negros e homossexuais, no contexto do espaço escolar.
O projeto de intervenção sugeriu que fosse realizada uma pesquisa escolar em duas fases que envolvesse alunos, professores, equipe de apoio escolar e comunidade do entorno a partir de relevantes informações constatadas na confecção do TCC onde se afirmava que o índice de evasão escolar é maior entre negros e homossexuais por dois motivos distintos: preconceito racial e intolerância de gênero consecutivamente. Em seguida vem, para os negros, a necessidade de trabalhar e para os homossexuais a fuga da situação. Ambas minorias são ainda vitimizadas pela escola em si que tem histórico de ser excludente.
Para dar maior veracidade escolheu-se uma escola de modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos porque ela recebe grande parte da população negra e homossexual que outrora se evadiu do ensino regular pelos motivos já expostos acima.
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