O DEBATE SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA ESCOLA: O QUE TEMOS A TEMER?

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano UFSC
  • Morgana Zardo von Mecheln

Resumo

Busca-se debater a retirada de gênero dos planos de educação, e projetos de lei que se fundamentam em uma suposta doutrinação feita pelos docentes, buscando compreender como isso repercutiu no cotidiano das professoras e professores. A necessidade desse debate chama a atenção para o retrocesso na educação para as diversidades. O artigo debate sobre gênero e ideologia de gênero, e sobre política e educação. Enfatiza-se que a proibição do debate de gênero e das diversidades atua para a manutenção de preconceitos e violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores; atualmente é Doutoranda em Educação, pela UFSC - 2015/2019, e tutora presencial da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - CFH/UFSC, vinculado ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG). Membro do grupo de pesquisa denominado "Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos" (EPEJA). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, gênero, Educação de Jovens e Adultos e Diversidades Sociais.

Downloads

Publicado

25/07/2018

Como Citar

Vigano, S. de M. M., & Mecheln, M. Z. von. (2018). O DEBATE SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA ESCOLA: O QUE TEMOS A TEMER?. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 01–13. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/2384