EDUCAÇÃO IN/CLUSIVA: lacunas e possibilidades na escolarização dos estudantes com deficiências.

Autores

Palavras-chave:

Inclusão. Educação inclusiva. Estudantes com deficiências. Escolarização.

Resumo

RESUMO - O artigo é parte do estudo de caso que investigou o processo de escolarização dos estudantes com deficiências de uma escola do município de João Neiva/ES. A pesquisa envolveu professores, cuidadores e alunos no período de 2013 a 2014. A metodologia cartográfica revelou, por um lado, as lacunas de uma educação que não favorecem ao processo almejado, onde insinuamos a concepção de uma educação “in/clusiva”, ou seja, “não inclui”. Por outro lado, sinalizou as possibilidades de se viabilizar, de fato e de direito, a busca por uma escola inclusiva. As falas dos profissionais do ensino e as desestruturas da instituição escolar, das famílias locais com a descontextualização das avaliações externas emergiram como desafios para a permanência desses estudantes. As concepções abordadas pelos interlocutores sobre as terminologias de alunos “portadores” de deficiência, de necessidades especiais, desde a Declaração de Salamanca (1994) até as leis brasileiras, regulamentada pelo decreto 6949/2009, apontaram fortes indícios das necessidades de compreender as especificidades dos estudantes com deficiências, de buscar a formação de profissional especializado e de uma formação continuada para exercer essa tarefa de incluir, ao mesmo tempo, de educar para a gênese humana e efetivar o processo de escolarização e inclusão para a vida.

 

Palavras-chave: Inclusão. Educação inclusiva. Estudantes com deficiências. Escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fabrícia Conradt

Pedagoga da rede estadual de ensino (SEDU/ES). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Castelo Branco (FICAB) – Colatina/ES.

Downloads

Publicado

03/04/2019

Como Citar

Conradt, C. F. (2019). EDUCAÇÃO IN/CLUSIVA: lacunas e possibilidades na escolarização dos estudantes com deficiências. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 192. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/175