GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS

Autores

  • Claudina Miranda Silva Universidade estadual de Roraima(UERR) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima(IFRR)
  • Carmém Vera Nunes Spotti Universidade Estadual de Roraima
  • Graciete Barros Silva Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
  • Soleania Ferreira Sá Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Palavras-chave:

Amazonas. Palavras-Chave, Políticas

Resumo

O presente trabalho é resultado do Projeto de Intervenção Pedagógica do Estado do Amazonas – PIPA. Participaram dessa trajetória seis professores e uma escola da rede estadual do município de Itacoatiara – AM, utilizou-se a técnica de observação livre como instrumento de coleta de dados. O estudo tem como objetivo apresentar o processo de gestão e funcionamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), junto às políticas públicas instituídas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), a partir das práticas docentes, das ações dos gestores e à articulação de políticas educacionais. O aporte metodológico sustenta-se na apreciação de documentos. Quanto à estratégia a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A princípio um breve registro das políticas de avaliação educacional no Brasil. Logo após apresentamos uma análise e discussão sobre a representação do sistema de avaliação externa no Amazonas e por fim a distinção do currículo e a matriz de referência na construção do Sadeam. Os resultados orientam que as avaliações em larga escala são inerentes ao trabalho do professor. Portanto, cabe destacar a importância de pensar políticas públicas de formação docente com foco nas avaliações educacionais, uma vez que será uma preparação para a realidade educacional brasileira e consequentemente para a educação no Amazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudina Miranda Silva, Universidade estadual de Roraima(UERR) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima(IFRR)

Mestranda em Educação - PPGE (UERR/IFRR), linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade. Especialização em Linguística Aplicada (2012). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2010). Desenvolve trabalhos voltados para: educação arte, cultura, memória e identidade. Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura.

Carmém Vera Nunes Spotti, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Letras (1990) e Especialização em Comunicação, Expressão e Cultura pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP/RS(1991), Especialização em Filologia, pela PUC Minas (2011) e Mestre em Letras, pela UFRR (2011), Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Letras - Campus Boa Vista da UERR de 2009 a 2013. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/CEFORR) e da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Pesquisadora em questões indígenas desde 2004. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura, Literatura e Ensino de Línguas da UERR Participou do Projeto de Pesquisa "Narrativa Oral Indígena do Alto São Marcos na Terra Indígena São Marcos: registro e análise- UERR (2009 - 2011) e do Projeto Pontes - UnB (2012-2013). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar da PUC/SP, coordenado pela Profª Drª Marina Graziela Feldmann.

Graciete Barros Silva, Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), 2017.1, sendo orientada pela professora doutora Leila Maria Camargo com o tema " Educar nas Fronteiras: Reflexões sobre identidade e interculturalidade nas escolas da fronteira Brasil - Venezuela". Cursando a Pós -Graduação em Educação : Métodos e Técnicas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação Escolar Indígena pela Universidade Estadual de Roraima-UERR (2015). Professora contratada da Prefeitura Municipal de Pacaraima com atuação no ensino fundamental I. Experiência na área da Educação.

Soleania Ferreira Sá, Universidade Estadual de Roraima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Professora de Educação Básica 2009 à 2017 pela Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR. Graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA (2011). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior-FARES (2015). Pós Graduação lato Sensu em Enfermagem do Trabalho Aplicada à Saúde Ocupacional 2017-Graduarte; Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pela UNINTER-2013. Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Roraima-UFRR 2015.

Downloads

Publicado

03/04/2019

Como Citar

Silva, C. M., Nunes Spotti, C. V., Silva, G. B., & Sá, S. F. (2019). GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 174. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/159