GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS
Palavras-chave:
Amazonas. Palavras-Chave, PolíticasResumo
O presente trabalho é resultado do Projeto de Intervenção Pedagógica do Estado do Amazonas – PIPA. Participaram dessa trajetória seis professores e uma escola da rede estadual do município de Itacoatiara – AM, utilizou-se a técnica de observação livre como instrumento de coleta de dados. O estudo tem como objetivo apresentar o processo de gestão e funcionamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), junto às políticas públicas instituídas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), a partir das práticas docentes, das ações dos gestores e à articulação de políticas educacionais. O aporte metodológico sustenta-se na apreciação de documentos. Quanto à estratégia a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A princípio um breve registro das políticas de avaliação educacional no Brasil. Logo após apresentamos uma análise e discussão sobre a representação do sistema de avaliação externa no Amazonas e por fim a distinção do currículo e a matriz de referência na construção do Sadeam. Os resultados orientam que as avaliações em larga escala são inerentes ao trabalho do professor. Portanto, cabe destacar a importância de pensar políticas públicas de formação docente com foco nas avaliações educacionais, uma vez que será uma preparação para a realidade educacional brasileira e consequentemente para a educação no Amazonas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.