DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Milena Groetares Rosa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização.

Resumo

A alfabetização corresponde ao processo de aprendizagem da decodificação de signos/letras na leitura, da codificação na atribuição de signos e letras na intenção de produção escrita de palavras e de numerais e a correspondente compreensão tanto da leitura de palavras e textos, quanto de conceitos lógicos-matemáticos relativos aos numerais. Durante este processo, podem ocorrer diversos tipos de dificuldades, pois nem todas as crianças irão aprender no mesmo tempo, facilidade e naturalidade. Existem dificuldades devido à falta de acesso a livros, à falta de incentivo por parte dos pais e por escolarização insuficiente ou inadequada, mas existem também Dificuldades de Aprendizagem inerentes ao próprio sujeito aprendiz, as quais foram tratadas neste estudo. Elas se manifestam como dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia e demandam por parte dos pais e professores identificação precoce e intervenções por equipe multidisciplinar, além de estratégias pedagógicas diferenciadas de ensino e avaliação de modo a promover condições saudáveis de escolarização às crianças com Dificuldades de Aprendizagem. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e objetivou analisar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem e a descrever as principais Dificuldades de Aprendizagem no processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Milena Groetares Rosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia. Cursando Psicologia. Interesse em Desenvolvimento Humano e Socioeducação e Psicologia Social.

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Rosa, M. G. (2019). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 148. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/135