O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?

Autores

Palavras-chave:

assessoria psicopedagógica. ética psicopedagógica. práxis psicopedagógica.

Resumo

O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?

 

Resumo: O presente artigo tem por objeto de estudo analisar o que faz um psicopedagogo institucional, a fim de buscarmos a compreensão sobre o seu objeto de atuação no contexto dos processos de ensino e aprendizagem escolar, assim como as dificuldades decorrentes deste processo onde atuam o sujeito, a família, a escola e a sociedade, num contexto sócio-histórico situado. O recorte da temática objetiva enfatizar a importância do Código de Ética do Psicopedagogo para a sua atividade, os processos de assessoramento psicopedagógico que visam delimitar seu campo de atuação, o compromisso da Psicopedagogia para com a escola, a família, a comunidade e a sociedade como um todo, a sua ação em três tempos, considerando o diagnóstico, a avaliação e a intervenção psicopedagógicas, assim como os seus processos de autoria de pensamento, tornando a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade. Neste sentido, a prática psicopedagógica pode proporcionar através do diagnóstico e da assessoria a busca da superação das dificuldades encontradas no processo de aprendizagem, favorecendo vínculos e parcerias educativas na construção de alunos assíduos, responsáveis, criativos, espontâneos e transformadores da sua própria realidade e contexto. Assim, torna-se importante estimular um contexto educacional que realize a integração dos saberes de maneira interdisciplinar, tão importantes para a inclusão e promoção da aprendizagem considerando o corpo, o organismo, o desejo e a inteligência durante o processo de aquisição dos saberes a exemplo da caixa lúdica que pode proporcionar através de diversos materiais o despertar de estruturas cognitivas do educando, como a atenção, a memória, a concentração e a criatividade como um recurso facilitador dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, a ética psicopedagógica pode servir como um norte para as ações do psicopedagogo na instituição escolar, a fim de tornar a sua atividade um compromisso com e para o aluno em prol de uma educação de qualidade que seja por excelência, inclusiva.

Palavras-chave: assessoria psicopedagógica. ética psicopedagógica. práxis psicopedagógica.

WHICH THE ACTIVITY A PSYCHOPEDAGOGUE INSTITUCIONAL?

Abstract: The purpose of this article is to analyze the activities of an institutional psychopedagogue, in order to understanding of its object in the context of the processes of teaching and learning in school, as well as the difficulties due to this process where the subject, the family, the school and society into a socio-historical context. This study emphasize the importance of the Psychopedagogical Code of Ethics for its activity, the psycho-pedagogical counseling processes that aim to delimit its action, Psychopedagogy’s commitment to the school, family, community and society as a whole, its action in three times, considering the psychopedagogical diagnosis, evaluation and intervention, as well as its processes of authorship of thought, making its activity a commitment with and for the student in favorof a quality education. In this sense, the practice psychopedagogical can provide through the diagnostic and advisory the search of overcoming of the difficulties encountered to the learning process, favoring links and educational partnerships in construction of assiduous students, responsible, creative, spontaneous and transformers of your own reality and context. Thus, become importante to stimulate an education context to conduct the integration of knowledge in a way interdisciplinary, so important for inclusion and promoting the learning seeing the body, the organism, the desire and the intelligence during the process acquisition of knowledge the example of the play box that can provide through several materials the awakening of cognitive structures of the student, as the attention, the  memory, the concentration and the creativity as a facilitator resource of teaching and learning processes. Thus, the ethic psychopedagogical can serve as a northward for the actions of the psychopedagogue in the school institution, in order to bring the operation a commitment with and for the student towards of quality education to be for excellence, inclusive.

Keywords: advisory psychopedagogical. ethic psychopedagogical. praxis psychopedagogical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silveira, Faculdade Anchieta do Recife (FAR)

Pós-graduando em Neuropsicopedagogia (concluí em 2019), Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (2017.1), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015.1) em EAD pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ) e Graduado em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional (2013.1) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC); Atualmente é Professor-Convidado no Curso de Psicopedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (FAR-PE), desde 2017.2  e pesquisador dos processos de ensino e aprendizagem escolar.

Downloads

Publicado

03/04/2019

Como Citar

Silveira, R. da. (2019). O QUE FAZ UM PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL?. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 134. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/119