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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A Revista Praxis Pedagógica aceita para publicação trabalhos relacionados à Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e/ou inovadores e atualizados na área. Os textos, em português ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Trabalhos diferentes de artigos devem ser transformados em textos para publicação em revista científica, conforme padrão da revista.
 
2. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e/ou empírica e a qualidade do texto.
 
3. Os originais devem encaminhados pela plataforma da revista. Para isso deve ser realizado o cadastro de autor. Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Arial, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, espacejamento simples, sem aspas e recuadas em 4 cm.
 
4. Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
 
5. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.
 
6. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos, etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.
 
7. Os artigos deverão ter entre 12 e 20 páginas, formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo e abstract (entre 300 e 500 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave (no máximo 5) em português e keywords em inglês. Os títulos devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês. A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores.
 
8. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
 
9. As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, anoa, p. xx).
 
10. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.
 
Abaixo, alguns exemplos de como proceder:
 
Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
 
Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.
 
Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
 
Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.
 
Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado), ano.
 
11. Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.
 
12. O processo de avaliação dos artigos obedece ao seguinte fluxo:
 
a) Os artigos são submetidos à leitura do Editor e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. Assim, são devolvidos aos autores os trabalhos que: 1) configuram-se como relatos de experiência; 2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; 3) configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação; 4) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa; 5) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir; 6) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação; 7) possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo; 8) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 9) não possuem a forma de trabalho científico usualmente praticada nos periódicos de Educação; 10) não cumprem as normas da revista para submissão dos artigos (formatação, citações, referências...). Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela revista, noutra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.
 
b) Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da revista encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou consultores ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas, são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma Lattes. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
 
c) Revisão e adequação do trabalho às normas da revista: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado à publicação.
 
13. Resenhas Críticas. A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; redação em português ou espanhol; ser inédita; conter a identificação completa da obra; extensão de 14.000 a 17.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos (itens 8 a 10, acima); conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia, etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra; apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica. Os editores encaminharão a resenha para avaliação por pares quanto ao mérito quando o texto atender a todas as orientações ora especificadas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.