Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Praxis Pedagógica é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação, Departamento de Ciência da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia. A Praxis circulou entre 2000 e 2002. Em 2012 ela voltou a ser publicada e a promover a disseminação dos conhecimentos na área de ciências da educação. Após vários debates por parte do Colegiado do PPGE decidiu-se retomar sua função de divulgação do conhecimento em 2018.1. 

A Praxis Pedagógica privilegia a multidisciplinaridade da educação e suas interfaces com as artes, filosofia, letras, ciências sociais, humanas e tecnológicas, abordando questões de natureza regional, nacional, internacional, transnacional e das fronteiras e publicam resultados de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas concretas ou sobre debates históricos, emergentes e atuais.  

Os estudos são recebidos na forma artigos científicos inéditos ou de resenhas de livros pelo Conselho Editorial, quando passa pela triagem de pertinência e avaliação de atendimento aos critérios da Revista e são publicados após análise e parecer do Comitê Científico, a quem cabe a decisão final.  

A partir da NBR 6022/ABNT, a Praxis reconhece dois tipos de artigos científicos que são definidos como a "parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados” estritos da área de educação e nas diversas áreas do conhecimento que estabelecem interface com a Educação. Os dois tipos de artigos são: (i) Artigo original que apresenta temas ou abordagens próprias, relata resultados de pesquisa e (ii) Artigo de revisão que resume, analisa e discute informações já publicadas e é resultado de pesquisa bibliográfica.  

As resenhas devem ser de obras que tenham até três anos de sua 1ª edição.

Em sua especificidade, a Revista Praxis Pedagógica busca publicar pesquisas que compreendam o pensamento e a prática docente no âmbito da "sala de aula" na educação básica e superior, bem como analises das políticas públicas da educação, principalmente na formação inicial e permanente dos professores e gestores, buscando confrontar o discurso dos documentos oficiais, o currículo, as tecnologias aplicadas à educação e a prática docente numa perspectiva crítica e/ou descritiva da educação. 

Missão: Operar como um veículo de difusão e disseminação da pesquisa científica educacional de cunho teórico-conceitual e/ou prático-metodológico, pertinentes à formação docente, à política e gestão educacional e às inovações tecnológicas e pedagógicas na educação. 

Visão: Ser identificada como um veículo de comunicação científica aberta aos profissionais, estudantes e pesquisadores da área de educação e que possa suscitar o desenvolvimento ou a prospecção de possíveis políticas e práticas educacionais inovadoras na Região Norte. 

Escopo Editorial: A Praxis recebe trabalhos em fluxo contínuo e é publicada com periodicidade quadrimestral. Os trabalhos devem contribuir para o debate filosófico-científico-tecnológico-epistemológico, resultante de pesquisas empíricas e/ou reflexões, seguindo compromissos éticos na construção do conhecimento, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e no respeito às diferenças.

 
 
 

 

Políticas de Seção

Editorial

A Revista PraXis Pedagógica tem o objetivo de publicar artigos e resenhas que versem sobre temas, especificamente afetos à área de pesquisa do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Educação e suas linhas de pesquisa: Formação Docente e Políticas e Gestão Educação, do curso de Mestrado Acadêmico em Educação.

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Artigos

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Resenha Crítica

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PERIODICIDADE

As colaborações enviadas para Revista PraXis Pedagógica serão recebidas pela secretaria da revista que remeterá os arquivos, sem identificação, para análise dos pareceristas anônimos para avaliação qualitativa de forma e conteúdo (double-blind-peer review). Após a avaliação, o/a autor/a receberá a informação se o artigo foi aprovado, aprovado com ressalvas ou rejeitado. O/a autor/a terá acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação do parecerista. Os artigos aprovados com ressalvas e que venham a sofrer modificações oriundas das sugestões dos pareceristas deverão ser enviados novamente para Revista PraXis Pedagógica.

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POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

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Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos artigos parte do princípio da contribuição ao escopo editorial da revista, da originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo e da consistência e o rigor da abordagem teórica e/ou empírica. Os trabalhos são avaliados por no mínimo dois ou até três membros do Conselho Editorial, podendo consultor avaliadores ad hoc, em processo de "blind peer review" (revisão cega por pares), sendo necessários dois pareceres favoráveis para publicação.

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista Praxis Pedagógica era trimestral em 2018. A partir de 2019, a revista se tornou quadrimestral, de acordo com as datas abaixo:

- Primeiro quadrimestre: jan./abr. - limite para publicar a edição 30 abril. 
– Segundo quadrimestre: maio/ago. - limite para publicar a edição 31 agosto. 
– Terceiro quadrimestre: set./dez. - limite para publicar a edição 31 dezembro. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Recebimento de trabalhos

Fluxo mensal

 

Conselho Editorial

Conselho Editorial

Dr. Antônio Carlos Maciel – UNIR (Brasil)
Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin
Dra. Carmen Tereza Velanga
Dra. Marilsa Miranda de Souza
Dra. Rosangela de Fatima Cavalcante França
Dr. Clarides Henrich de Barba
Dra. Rosângela Aparecida Hilário
Dra. Nair FerreiranGurgel do Amaral
Dr. Célio José Borges
Dr. Rafael Ferrreira de Castro
Dr. Wendell Fiori de Faria
Dr. Josemir Almeida Barros
Dra. Maíra Carneiro Bittencourt Maia

Dra. Ana del Carmen Herrera Florez (Escuela Superior de Administracion Pública-ESAP. Colômbia)

Dra. Catarina Gomes (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Centro de Direitos Humanos IGC/Law School at the University of Coimbra. Portugal)

Dr. Lisandro Alvarado Peña (Universidad del Zulia. LUZ Venezuela). Director Ejecutivo de la Red REOALCEI . Miembro del Instituto de Investigaciones de la Red REOALCEI. Mazatlán,México.

 Dra. Orquídea Palmira Massarongo (Universidade Eduardo Mondlane. Moçambique. África)

Dra. Ilana Strozenberg (Escola de Comunicação da UFRJ. Brasil)

 Dra. Mirna Feitoza Pereira (Faculdade de Informação e Comunicação. UFAM. Brasil)

 Dr. Valmir Flores Pinto (Universidade Federal do Amazonas. UFAM. Brasil)

Dr. Antônio Roberto Chiachiri Filho (Universidade Metodista de São Paulo. Brasil)

Dra. Maria Cristina Borges da Silva (Universidade Tuiuti. Paraná. Brasil)

Dr. José Lucas Pedreira Bueno (Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Brasil)

Dr. Celso Rodrigues (Fundação da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul. Brasil)

Dr. Roberto Filizola (Universidade Federal do Paraná. Brasil)

Dr. Eduardo de Araújo Teixeira (Pesquisador do PACC/UFRJ. Brasil)

Dra. Vânia Siciliano Aieta (Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Brasil)

 

Comitê Científico

Membros Internacionais
 
Gloria Anisia Fariñas Leon - Universidade de La Havana/Cuba
 
Guillermo Arias Beaton - Universidade de La Havana/Cuba.

Dra. Ana del Carmen Herrera Florez - Escuela Superior de Administracion Pública-ESAP. Colômbia

Dra. Catarina Gomes - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Centro de Direitos Humanos IGC/Law School at the University of Coimbra. Portugal

Dr. Lisandro Alvarado Peña (Universidad del Zulia. LUZ Venezuela). Director Ejecutivo de la Red REOALCEI . Miembro del Instituto de Investigaciones de la Red REOALCEI. Mazatlán,México.

Dra. Orquídea Palmira Massarongo. Universidade Eduardo Mondlane. Moçambique. África

 
Membros Nacionais
 
Dr. Anselmo Alencar Colares - UFOPA
Dra. Betania Leite Ramalho - UFRN
Dra. Édis Mafra Lapolli - UFSC
Dr. Elie George Guimarães Ghanem Jr. - USP
Dr. Fernando Alvaro Ostuni Gauthier - UFSC
Dr. Hélio Lemes Costa Jr. - UNIFAL
Dr. Marcelo Ferreira da Silva - UTFPR
Dra. Marcia Aparecida Gobbi - USP
Dr. Marcos Garcia Neira - USP
Dra. Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento - USP
Dra. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - UFOPA
Dr. Ronei Ximenes Martins - UFLA
Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro - UFOPA
Dra. Ilana Strozenberg - Escola de Comunicação da UFRJ.
Dra. Mirna Feitoza Pereira - Faculdade de Informação e Comunicação. UFAM. 
Dr. Valmir Flores Pinto Universidade Federal do Amazonas. UFAM. 
Dr. Antônio Roberto Chiachiri Filho - Universidade Metodista de São Paulo.
Dra. Maria Cristina Borges da Silva (Universidade Tuiuti. Paraná.
Dr. José Lucas Pedreira Bueno. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Dr. Celso Rodrigues. Fundação da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul.
Dr. Roberto Filizola. Universidade Federal do Paraná.
Dr. Eduardo de Araújo Teixeira - PACC/UFRJ.
Dra. Vânia Siciliano Aieta . Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. 
 
Membros Institucionais
Dr. Antônio Carlos Maciel – UNIR (Brasil)
Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin
Dra. Carmen Tereza Velanga
Dra. Marilsa Miranda de Souza
Dra. Rosangela de Fatima Cavalcante França
Dr. Clarides Henrich de Barba
Dra. Rosângela Aparecida Hilário
Dra. Nair FerreiranGurgel do Amaral
Dr. Célio José Borges
Dr. Rafael Ferrreira de Castro
Dr. Wendell Fiori de Faria
Dr. Josemir Almeida Barros
Dra. Maíra Carneiro Bittencourt Maia