QUAND LES PREFIXES NOMINAUX BANTU DE CLASSES 9/10 CESSENT D’ÊTRE DES ARCHISEGMENTS NASALS SYLLABIQUES

Autores

  • Jean-Pierre Angenot Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Jacky Maniacky Museu Real da África Central, Tervuren
  • Geralda de Lima Vitor Angenot Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Prefixo nominal, classe 9, arquisegmento, infrasegmento, bantu

Resumo

Contesta-se a alegação geral de que o PN de classe 9.10 do protobantu teria se mantido no nível de sua representação subjacente abstrata em todo o conjunto das mais de quinhentas línguas atuais. Demonstraremos que a maioria dessas línguas sofreram um processo diacrônico de enfraquecimento articulatório gradual caracterizado pela substituição do arquisegmento nasal silábico com tom baixo por um infrasegmento nasal silábico nasal dito flutuante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacky Maniacky, Museu Real da África Central, Tervuren

Chefe da seção de etnomusicologia e lingüística do Museu real da África central em Tervuren (Bélgica). Possui doutorado em lingüística pelo Instituto Nacional das Línguas e Civilizações Orientais (Paris, 2002). Tem experiência tanto na área da lingüística descritiva africana (línguas do Congo, Angola e Namíbia) como na lingüística comparativa (vocabulário cultural nas línguas bantu). Desde 2008, a pesquisa dele ampliou-se à herança lingüística africana na America (Brasil, Cuba, Jamaica, Antilhas e EU) com o objetivo de propor etimologias fundadas e refinadas.

Geralda de Lima Vitor Angenot, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (1997), doutorado em Letras (Etno-lingüística) pela Universidade de Leiden (2002) e Pós-Doutorado em Etno-lingüística Afro-Indiana pelo Thomas Stephens Konkani Kendr de Goa (2006). Está realizando atualmente um Pós-Doutorado em Linguística Africana em Angola. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia,

Downloads