COMPARISON BETWEEN THE IPALA-NGOYA, KIMBUNDU AND UMBUNDU TONE-CASES SYSTEMS

Autores

  • Jean-Pierre Angenot Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Geralda de Lima Vitor Angenot Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Daniel Mutombo Huta-Mukana Centre de Linguistique Théorique et Appliquée

Palavras-chave:

Comparison, Kimbundu, Umbundu, Tone-cases

Resumo

This article is a revised versionn on a previous communication presented at the 2011 Berlin Bantu Conference, Humboldt University, by the two first coauthors.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda de Lima Vitor Angenot, Fundação Universidade Federal de Rondônia

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (1997), doutorado em Letras (Etno-lingüística) pela Universidade de Leiden (2002) e Pós-Doutorado em Etno-lingüística Afro-Indiana pelo Thomas Stephens Konkani Kendr de Goa (2006). . É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia,. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Etno-lingüística Afro-diaspórica (Índia e Brasil) e Indígena e Linguística Bantu. No quadro de um convênio trilateral entre o Brasil (UNIR), Angola (Universidade Agostinho Neto) e Bélgica (Museu Real da África Central de Tervuren) na Bélgica, está a coordenar projetos de pesquisas e a descrição do minungu, uma língua bantu ainda não documentada de Angola.

Daniel Mutombo Huta-Mukana, Centre de Linguistique Théorique et Appliquée

possui graduação em Filologia Românica pela Université Officielle du Congo (1971) , especialização em Francês pela Université de Mons (1972) , especialização em Filologia Africana pela Université Officielle du Congo (1971) , mestrado em Lingüística Africana pela Université Libre de Bruxelles (1973) , doutorado em Langues et Littératures Africaines pela Université Nationale Du Zaïre (1977) e pós-doutorado pela Universidad de Alcalá de Henares (2001) . Atualmente é Pesquisador visitante do CNPq da Universidade Federal de Rondônia, Diretor Geral da Centre de Linguistique Théorique et Appliquée e Membro de corpo editorial da Língua Viva (Guajará-Mirim). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Descritiva das Línguas Bantu.

Downloads

Publicado

28/08/2013