GLOSSÁRIO DE BANTUISMOS BRASILEIROS PRESUMIDOS

Autores

  • Geralda de Lima Vitor Angenot Universidade Federal de Rondônia
  • Jean-Pierre Angenot Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Jacky Maniacky Museu Real da África Central em Tervuren (Bélgica)

Palavras-chave:

Bantuísmos, Brasil, Glossário

Resumo

Esse e-books apresenta aos estudiosos uma série de Bantuísmos brasileiros, ampliando os estudos acerca do gênero e promovendo uma maior discursão sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda de Lima Vitor Angenot, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (1997), doutorado em Letras (Etno-lingüística) pela Universidade de Leiden (2002) e Pós-Doutorado em Etno-lingüística Afro-Indiana pelo Thomas Stephens Konkani Kendr de Goa (2006). Está realizando atualmente um Pós-Doutorado em Linguística Africana em Angola. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia, Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Etno-lingüística Afro-diaspórica (Índia e Brasil) , linguística Indígena e Linguística Africana Bantu. No quadro de um convênio trilateral entre o Brasil (UNIR), Angola (Universidade Agostinho Neto) e Bélgica (Museu Real da África Central de Tervuren) na Bélgica, está a descrever o minungu, uma língua bantu ainda não documentada de Angola.

Jean-Pierre Angenot, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Filologia Românica - Universite de l'Etat a Liege (1960), mestrado em Lingüística Africana - Université Officielle Du Congo (1968), mestrado em Filologia Românica - Universite Libre de Bruxelles (1966), doutorado em Filologia Românica - Universite Libre de Bruxelles (1975) e doutorado em Lingüística Africana - Leiden University (1971). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Rondônia e Professor Colaborador do Doutorado e Mestrado em Linguística Africana da Universidade Agostinho Neto de Luanda, Angola. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente com a descrição das línguas bantu e a reconstrução do proto-bantu. No quadro de um convênio trilateral entre a Universidade Federal de Rondônia, a Universidade Agostinho Neto de Luanda e o Museu Real da África Central de Tervuren na Bélgica, realiza freqüentes pesquisas de campo com línguas bantu, na qualidade de co-coordenador de um programa internacional de pesquisas entre a Brasil (UNIR), Angola (UAN) e Bélgica (Museu Real da África Central de Tervuren) sobre Descrição das Línguas Bantu de Angola e " Identificação da Origem Etimológica dos Bantuísmos brasileiros".

Jacky Maniacky, Museu Real da África Central em Tervuren (Bélgica)

Chefe da Seção de Etnomusicologia e Linguística do Museu Real da África Central em Tervuren (Bélgica). Tem doutorado em Linguística pelo Instituto Nacional das Línguas e Civilizações Orientais (Paris, 2002). É Especialista nas áreas da Linguística  descritica aricana ( linguas do Congo, Angola e Namíbia) e, também em Linguística Comparativa (Vocabulário cultural nas línguas bantu). Desde 2008 ampliou a pesquisa à herança linguística africana na América (Brasil, Cuba,  Jamaica, Antilhas e EUA).

Downloads

Publicado

25/08/2013

Edição

Seção

E-books e Documentos