Apresentação da Edição

Autores

  • Maria do Socorro Pessoa Universidade Federal de Rondônia
  • Geralda de Lima Vitor Angenot Universidade Federal de Rondônia
  • Catherine Bárbara Kempf Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Esta edição é fruto de estudos e pesquisas conjuntas de Docentes e Discentes do Mestrado em Ciências da Linguagem/UNIR, em Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, na fronteira Brasil/Bolívia. Do lugar de onde é produzido, reflete preocupações, pesquisas diversas e tentativas de lidar com os fenômenos linguísticos tão relevantes e tão semelhantes quando se trata de línguas em contato, especialmente em regiões fronteiriças, dentro de uma visão planetária como propõe Morin (2001), quando escreve: “Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Pessoa, Universidade Federal de Rondônia

Graduação Letras -UEL- Londrina, PR (1974), Mestrado Linguística/Sociolinguística-UNICAMP- Campinas-SP(1996), Doutorado Linguística/Sociolinguística-UNICAMP- Campnas - SP-i2003), Pós-Doutorado Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Professores de Língua(s) para atuarem em ambientes pluri-lingüísticos-dialetais-Universidade de Aveiro, Portugal. (2007). Professora Associada e Pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia. Formação, experiência e prática nas áreas de Lingüística, Língua Portuguesa, Sociolinguística, Educação e Formação de Professores

Geralda de Lima Vitor Angenot, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (1997), doutorado em Letras (Etno-lingüística) pela Universidade de Leiden (2002) e Pós-Doutorado em Etno-lingüística Afro-Indiana pelo Thomas Stephens Konkani Kendr de Goa (2006). Está realizando atualmente um Pós-Doutorado em Linguística Africana em Angola. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia, e Professora Colaboradora do Doutorado e Mestrado em Linguística Africana da Universidade Agostinho Neto de Luanda, Angola. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Etno-lingüística Afro-diaspórica (Índia e Brasil) e Indígena e Linguística Bantu. No quadro de um convênio trilateral entre o Brasil (UNIR), Angola (Universidade Agostinho Neto) e Bélgica (Museu Real da África Central de Tervuren) na Bélgica, está a descrever o minungu, uma língua bantu ainda não documentada de Angola.

Catherine Bárbara Kempf, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Língua Alemã - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1966), graduação em Sociologia - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1968), mestrado em Sciences Du Langage - Université Max Bloch Strasbourgii (1992), mestrado em Estudos Germânicos - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1968) e doutorado em Sciences Du Langage - Université Max Bloch Strasbourgii (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: contato de línguas, norma e consciência lingüística, sociolingüística, representações e multiculturalismo.

Downloads