Os critérios e a metodologia da sociolinguística no levantamento e na análise da contribuição das línguas africanas às variedades do português vernáculo brasileiro

Autores

  • Catherine Bárbara Kempf Universidade Federal de Rondônia
  • Oziel Marques da Silva Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

embasamento, teoria, metodologia, sociolinguistica

Resumo

O presente ensaio pretende tão-somente ser uma reflexão – que julgamos necessária no estado atual da "arte" – sobre o embasamento e a elaboração dos critérios lingüísticos e sociolingüísticos que deveriam nortear os levantamentos e as análises que pretendemos fazer no que diz respeito ao vocabulário e aos eventuais traços lingüísticos característicos da(s) variedade(s) brasileira(s) do português, variedade essa que se desenvolveu e foi elaborada pelos falantes em mais de quatro séculos dos mais diversos contatos de línguas neste extenso território – neste “eco-sistema lingüístico” - chamado "Brasil".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine Bárbara Kempf, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Língua Alemã - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1966), graduação em Sociologia - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1968), mestrado em Sciences Du Langage - Université Max Bloch Strasbourgii (1992), mestrado em Estudos Germânicos - Universite Des Sciences Humaines de Strasbourg (1968) e doutorado em Sciences Du Langage - Université Max Bloch Strasbourgii (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: contato de línguas, norma e consciência lingüística, sociolingüística, representações e multiculturalismo.

Oziel Marques da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Professor Assistente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Guajará-Mirim). Doutorando em Lingüística Africanista na Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola)

Downloads

Publicado

23/12/2012