Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA ELETRÔNICA LÍNGUA VIVA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    Os trabalhos (artigos ou resenhas) devem ser enviados em formato de documento Microsoft Word 97-2003, digitados em Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos.

    Os artigos deverão ter entre 10 e 30 páginas, configuradas como papel A4, margem esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm, sem numeração de páginas.

    O resumo em português deve ter no máximo de 300 palavras e 05 palavras-chave. As resenhas deverão ter, no máximo, 03 páginas.

  2. Os artigos completos deverão ter a seguinte estrutura:

     Elementos pré-textuais:

     a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito. Fonte: Arial, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

    b) O nome do(s) autor(es): na linha abaixo do título, alinhado à direita, usando maiúsculas somente nas letras iniciais dos nomes, seguido do vínculo institucional por extenso e abreviado (ex.: Universidade Federal de Rondônia (UNIR).com nota de rodapé constando breve resumo biográfico.

  3.  Elementos textuais:

    a) Fonte: Arial, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

    b) Espaçamento: 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafos, e 1,5 entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc).

    c) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Arial 12. Quando maiores do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Arial, corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda. Todas as referências das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (LIMA, 2003, p. 1-10) (NBR 10520/03). Não usar idem, ibidem, cf nem op. cit. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada. Exemplo: (LIMA, 2003, p. 1-10 apud FONSECA, 1998, p. 23). Não se esquecer de incluir todos os dados de ambos os autores. Colocar somente as obras consultadas diretamente nas Referências.

    d) Notas explicativas, se necessárias, devem ser colocadas depois do término do artigo e antes das Referências, e devem ser numeradas seqüencialmente, sobrescritas, com algarismos arábicos, no decorrer do texto. Fonte: Arial, corpo 10. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

    e) Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão, Referências e elementos pós-textuais, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra da seção. Se expressos somente em números, colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.

    f) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas seqüencialmente. Serão referidas, no corpo do texto, de forma abreviada. Exemplo. Fig. 1. Fig. 2, etc..
  4. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

    a) Referências: seguir normas da ABNT em uso (NRB-6023/02). Usar espaçamento 1 entre as linhas das referências e espaço 1,5 entre uma referência e outra, alinhamento justificado.

    EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (NRB-6023/02)

    Artigo de periódico:

    ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

    Livros e folhetos:

    FONSECA, Dante Ribeiro da. Estudos de História da Amazônia. Porto Velho: Maia, 2007.

    Capítulos de livros:

    KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.

    Monografias, dissertações e teses:

    ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75 f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) - Instituto de Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 1998.

    PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

    BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1995.

    Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

    CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

    Citação de citação:

    MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.

    Documentos eletrônicos:

    BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:http://www.mac.usp.br/nino2.. Acesso em: 6 abr. 2001.

    CD-ROM:

    KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

    FILME:

    CINEMA Paradiso. Direção: Giuseppe Tornatore. Produção: Mino Barbera, Franco Cristaldi e Giovana Romagnoli. Roteiro: Giuseppe Tornatore. Intérpretes: Philippe Noiret; Salvatore Cascio; Marco Leonardi e outros. São Paulo: Versátil Home Video, 1988. 1 DVD (121 min).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.