O PENSAMENTO HOBBESIANO DE LIBERDADE NO PRÉ E NO PÓS-PACTO LEVIATÂNICO

Autores

  • WILLIAM ROSA MIRANDA VITORINO
  • Michelli Rosa

Resumo

Este artigo possui o objetivo de investigar as acepções de liberdade sob a ótica apresentada por Thomas Hobbes. Para tanto, adotou-se uma metodologia de leitura embasada na obra Leviatã. Neste esteio, ao longo das linhas deste trabalho, preocupamo-nos em abordar Hobbes sob a sua própria perspectiva, para que assim conseguíssemos extrair o desígnio que motivou o autor a debruçar-se com tanto zelo sobre a importância do exercício das liberdades humanas (realização plena das paixões), da volição (a autonomia da vontade) e do direito de autopreservação. Logo, este artigo propõe uma metodologia de leitura de Hobbes que revisita as suas proposições de estado de natureza e de estado pós-contratual. O trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WILLIAM ROSA MIRANDA VITORINO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação strictu sensu da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizou Extensão em Teoria da Constituição na Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Editor Assistente da Revista Pensamento Jurídico (Estrato B1 - Qualis Capes). Bacharel em Direito pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). Advogado. E-mail: wmivito@yahoo.com

Michelli Rosa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação strictu sensu da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Bacharela em Direito pela UNESC – Rondônia, gerida pela Associação Educacional de Cacoal. Advogada. E-mail: michelli.rosa02@gmail.com .

Downloads

Publicado

07/02/2020

Edição

Seção

Artigos