DA CONCILIAÇÃO COMO INSTRUMENTO GARANTIDOR DE ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE CACOAL

Autores

  • Silverio dos Santos Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Priscila Soares Berro Universidade Federal de Rondônia
  • Agnes Vieira Silva

Resumo

O trabalho pretende analisar a conciliação como instrumento garantidor de acesso à justiça, em que se terá por análise o Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC do município de Cacoal. Traz à baila outros métodos de resolução de conflitos e suas diferenciações. Para subsidiar o presente estudo, foi realizada a análise da legislação congruente com o tema, levantamento bibliográfico, bem como pesquisa de campo em que se obteve dados práticos sobre o centro de conciliação, sendo que a partir deste, pôde-se verificar os resultados práticos da implantação da CEJUSC, por meio da Resolução 125/2010, no município de Cacoal, tendo como método a dogmática jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silverio dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto e Chefe do Departamento Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Rondônia, campus de Cacoal. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Procurador do Município de Cacoal.

Maria Priscila Soares Berro, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Direito Processual no Sistema Itálo-Germano e Latino-Americano na Universitá Degli Studi Di Messina - Itália (2017). Doutora em Direito (2016) - Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pelo Centro Universitário de Bauru/SP - Instituição Toledo de Ensino. Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Cacoal

Agnes Vieira Silva

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

07/02/2020