O jogo da linguagem na pedagogia lúdica
Palavras-chave:
Transdiciplinaridade, discurso polissêmico, linguagem, texto, leitor, interpretação.Resumo
O artigo procura reafirmar a importância da linguagem no processo educativo, destacando as relações entre linguagem, texto, leitor e interpretação e mostrando que o exercício da leitura e da escrita de modo transdisciplinar pode instrumentalizar o aluno não só para articular saberes diversos, de forma orgânica, mas também possibilitar-lhe certa tomada de consciência como sujeito do seu discurso. Propondo a prática de uma pedagogia lúdica, o texto enfatiza a importância da literatura na escola.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam com o seguinte:
1. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são a única parte responsável pelo conteúdo dos artigos publicados; o artigo publicado está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite o compartilhamento da publicação, desde que haja reconhecimento de autoria e publicação pela Revista Instrumento Crítico.
b. Os autores devem buscar permissão prévia do periódico para publicar seus artigos como capítulos de livros. Tais publicações devem reconhecer a primeira publicação pela Revista Instrumento Crítico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites de autores) a qualquer momento durante ou após o processo editorial pela Revista Instrumento Crítico.