Manuais didáticos no contexto das políticas públicas de educação para as relações raciais: em busca pela alteridade do negro brasileiro
Resumo
O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação,sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis
pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim a
análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico
compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-
História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o
tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como
referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da
História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não
existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento
didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da
construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros
interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às
ilustrações. Ilustrações de negros com traços deformados passaram a não ser mais observadas.
Os discursos racistas nas ilustrações foram em grande parte substituídos por discursos
valorativos em relação à diversidade racial brasileira. Ilustrações com estereótipos deram
lugar a imagens que apresentam o negro em situações mais favoráveis socialmente.
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Publicado
13/05/2014
Como Citar
da Silva Paula, C., & Pereira de Sousa, L. (2014). Manuais didáticos no contexto das políticas públicas de educação para as relações raciais: em busca pela alteridade do negro brasileiro. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 3(2), 273–288. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/866
Edição
Seção
ARTIGOS