Educação Ambiental: Pauta que Conecta a Formação de Professores
Resumo
Afortunadamente, nos últimos 50 anos, temos acompanhado através dasConferências, Seminários e Congressos Internacionais Sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento Humano, promovidos pela ONU, a teoria educativa produzir e reproduzir
referências ao estudo do meio ambiente como instrumento formativo para toda a humanidade
independente de sua faixa etária, cuja finalidade incidia em efetivar sua relação racional com
a natureza e assumir o respeito e a responsabilidade por seus atos em detrimento do bem-estar
planetário para atender às presentes e às futuras gerações. Todavia, o mais imprescindível foi
promover e definir a Educação Ambiental como política pública e sustentá-la nas agendas de
governo como princípios a serem estabelecidos tanto em nível ético como nos níveis
conceituais e metodológicos e integrá-la nos currículos de ensino formal em todos os níveis
de escolarização, aplicada como tema transversal e estudada interdisciplinarmente; fatores que
vieram implicar fortemente nas exigências das formações iniciais e continuadas dos
professores com fins a potencializar as práticas pedagógicas nas diversas disciplinas com
vistas à mudança de comportamento dos educandos e da sociedade sobre o contexto pelo qual
passa o planeta.
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Publicado
13/05/2014
Como Citar
Reis, J. de F. (2014). Educação Ambiental: Pauta que Conecta a Formação de Professores. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 3(2), 156–178. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/858
Edição
Seção
ARTIGOS