Educação Ambiental: Pauta que Conecta a Formação de Professores

Janette de Fátima Reis

Resumo


Afortunadamente,  nos  últimos  50  anos,  temos  acompanhado  através  das
Conferências,  Seminários  e  Congressos  Internacionais  Sobre  Meio  Ambiente  e
Desenvolvimento Humano, promovidos pela ONU, a  teoria  educativa produzir e  reproduzir
referências ao estudo do meio ambiente como instrumento formativo para toda a humanidade
independente de sua faixa etária, cuja finalidade incidia em efetivar sua relação racional com
a natureza e assumir o respeito e a responsabilidade por seus atos em detrimento do bem-estar
planetário para atender às presentes e às futuras gerações. Todavia, o mais imprescindível foi
promover e definir a Educação Ambiental como política pública e sustentá-la nas agendas de
governo  como  princípios  a  serem  estabelecidos  tanto  em  nível  ético  como  nos  níveis
conceituais e metodológicos e  integrá-la nos currículos de ensino  formal em  todos os níveis
de escolarização, aplicada como tema transversal e estudada interdisciplinarmente; fatores que
vieram  implicar  fortemente  nas  exigências  das  formações  iniciais  e  continuadas  dos
professores  com  fins  a  potencializar  as  práticas  pedagógicas  nas  diversas  disciplinas  com
vistas à mudança de comportamento dos educandos e da sociedade sobre o contexto pelo qual
passa o planeta.

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