A EAD quebrando paradigmas no contexto da Educação Superior em Rondônia: Um estudo exploratório

Autores

  • Ana Lia Fernandes
  • Maria Auxiliadora Gomes de Freitas
  • Maria do Socorro Gomes Freitas

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.3.n.2.856

Resumo

O artigo aborda a EaD sob os prismas: aspectos histórico e conceitual no Brasil; síntese da legislação brasileira e resultados de um estudo exploratório sobre as representações dos alunos do curso de Pedagogia em EaD, da Universidade Federal de Rondônia sobre esta modalidade de ensino no atual contexto socioeducacional, e objetivou responder: quais os prejuízos causados pelo olhar conservador discente sobre a EaD no contexto de ensino superior de qualidade, interativo e democrático em seus diferenciais cognitivo, social e econômico no contexto da atual sociedade? A metodologia constituiu-se numa abordagem qualitativa, exploratória, e a coleta de dados: pesquisa documental e questionário semiestruturado. A interpretação dos resultados indica que os discentes percebem a EaD como uma modalidade de ensino de qualidade, inclusiva, democrática, com proposta de integração à sociedade atual. Apontam como vantagens: autonomia, adequação do tempo do aluno ao estudo e interação com as tecnologias. Conclui-se que o preconceito discente acerca da EaD retarda o desenvolvimento socioeconômico e cultural e que não se pode negar as possibilidades da EaD sem antes vivenciá-las ou conhecê-las melhor.

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Publicado

13/05/2014

Como Citar

Lia Fernandes, A., Gomes de Freitas, M. A., & Gomes Freitas, M. do S. (2014). A EAD quebrando paradigmas no contexto da Educação Superior em Rondônia: Um estudo exploratório. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 3(2), 123–142. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.3.n.2.856