A EAD quebrando paradigmas no contexto da Educação Superior em Rondônia: Um estudo exploratório

Ana Lia Fernandes, Maria Auxiliadora Gomes de Freitas, Maria do Socorro Gomes Freitas

Resumo


O artigo aborda a EaD sob os prismas: aspectos histórico e conceitual no Brasil; síntese da legislação brasileira e resultados de um estudo exploratório sobre as representações dos alunos do curso de Pedagogia em EaD, da Universidade Federal de Rondônia sobre esta modalidade de ensino no atual contexto socioeducacional, e objetivou responder: quais os prejuízos causados pelo olhar conservador discente sobre a EaD no contexto de ensino superior de qualidade, interativo e democrático em seus diferenciais cognitivo, social e econômico no contexto da atual sociedade? A metodologia constituiu-se numa abordagem qualitativa, exploratória, e a coleta de dados: pesquisa documental e questionário semiestruturado. A interpretação dos resultados indica que os discentes percebem a EaD como uma modalidade de ensino de qualidade, inclusiva, democrática, com proposta de integração à sociedade atual. Apontam como vantagens: autonomia, adequação do tempo do aluno ao estudo e interação com as tecnologias. Conclui-se que o preconceito discente acerca da EaD retarda o desenvolvimento socioeconômico e cultural e que não se pode negar as possibilidades da EaD sem antes vivenciá-las ou conhecê-las melhor.

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