Refletindo sobre a educação acadêmica e seus resultados: egressos do curso de Adminstração da Univille e ocupantes de cargos de chefias nas grandes empresas de São Bento do Sul.

Autores

  • Mário Nenevê
  • Edinéia Woiciekovski

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.3.n.2.847

Resumo

No presente artigo investigamos sobre a contribuição acadêmica do curso de Administração de Empresas da Univille, campus de São Bento do Sul para a formação de profissionais capazes e conscientes de sua responsabilidade. Focalizamos os egressos no curso acadêmico, que hoje ocupam cargos de liderança nas maiores empresas locais. Identificamos pontos positivos proporcionados pelo curso, bem como, eventuais carências detectadas no desenvolvimento da carreira do egresso as quais poderiam integrar o currículo acadêmico de Administração de Empresas. Nosso estudo tomou 29 egressos do curso de Administração de Empresas da Univille, os quais ocupam cargos de liderança nas maiores empresas da cidade. Como resultado destacam-se os seguintes aspectos: a) contribuição acadêmica do curso: incentivo a pesquisas e relações humanas; troca de experiência com professores e acadêmicos; oportunidades de se expor e aprender praticando de forma a tratar eventuais desafios do dia-a-dia nas empresas; orientação obtida no trabalho de conclusão do curso; b) pontos a serem melhor explorados no curso: integração da teoria com a prática; ênfase no aspecto de relacionamento pessoal e liderança em termos práticos durante o desenvolver do curso;  c)  disciplinas fundamentais para a carreira: planejamento estratégico; análise financeira e orçamentos; d)  ética e respeito parecem ser atitudes fundamentais a serem exploradas em sala que servem para o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/05/2014

Como Citar

Nenevê, M., & Woiciekovski, E. (2014). Refletindo sobre a educação acadêmica e seus resultados: egressos do curso de Adminstração da Univille e ocupantes de cargos de chefias nas grandes empresas de São Bento do Sul. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 3(2), 1–11. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.3.n.2.847