INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR: REFLEXÕES E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Carmen Tereza Velanga
  • Anamaria Silveira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.1.603

Resumo

Trata-se de contextualizar a inclusão de forma ampla, sua evolução conceitual, a tradução nas principais políticas publica educacional e de como conceitos são construídos socialmente. Discute a pessoa deficiente como cidadão de direitos, a Lei da Acessibilidade e aponta sugestões para superação da mesma. Parte da reflexão da legislação internacional e nacional acerca da inclusão, como: Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, em 1990, Declaração de Salamanca, na Espanha (1994), que geraram discussões em todo o mundo quebrando antigos paradigmas, e que orientam para práticas inclusivas não apenas das pessoas com deficiência, como também os grupos considerados minoritários. Discute também alguns aspectos que merecem importância diante da necessidade de buscar resposta à questão de como tornar a escola, a Universidade como lócus privilegiado da formação de docentes e a educação mais inclusiva.

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Como Citar

Tereza Velanga, C., & Silveira, A. (2013). INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR: REFLEXÕES E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.1.603