BILINGUISMO COMO DIREITO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SURDOS

Autores

  • João Carlos Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Roseane Ribas de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.1.600

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão da educação inclusiva e do bilinguismo como Políticas Públicas de acesso da comunidade surda na educação escolar. O estudo apresenta como problemática os preconceitos linguísticos da língua de sinais (Libras) e reflete o uso da língua portuguesa nos processos de ensino-aprendizagem da comunidade surda. Os resultados mostram que na maioria das escolas não tem intérprete de Libras, causando uma total exclusão do surdo ao invés de inclusão. No contexto escolar brasileiro, grande parte dos alunos surdos, incluídos na escola regular, não consegue aprender devido à falta de metodologia adequada nos processos de ensino-aprendizagem da comunidade surda. O estudo mostra o bilinguismo como uma conquista da comunidade surda na busca por uma educação autônoma, diferenciada e bilíngue; e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como língua materna na constituição da identidade cultural da comunidade surda. O estudo revela o olhar do multiculturalismo dos pesquisadores envolvidos numa produção literária crítica sobre a educação escolar inclusiva e a sua relação com os processos de ensino-aprendizagem da comunidade surda.

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Como Citar

Gomes, J. C., & Ribas de Souza, R. (2013). BILINGUISMO COMO DIREITO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SURDOS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.1.600