O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CULTURA LOCAL: COMO APRESENTAR OS CULTUREMAS DO NORTE DO BRASIL PARA O MUNDO HISPANOFALANTE

Autores

  • Mirella Nunes Giracca

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.3.4822

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma atividade realizada em sala de aula, com alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Letras Espanhol no ano de 2019 da UNIR. Tal atividade foi desenvolvida na disciplina de tradução e nela os discentes tiveram que refletir os aspectos de língua, (re)textualização, cultura e tradução. Assim, durante o processo tradutório e ao final da atividade cada discente refletiu, expos e justificou as estratégias tradutórias utilizadas, entre elas sobre como trabalhar os elementos típicos da cidade de Porto Velho, RO em sala de aula. A partir da teoria estudada, a saber, Bassnett (2003), Arrojo (2007) e Nord (2016), os alunos fizeram a tradução de materiais turístico de Porto Velho para hispanofalantes, em diferentes contextos. Para a realização dessa prática tradutória utilizaram o modelo didático de Nord, destacaram os culturemas encontrados no texto de origem e apresentaram as soluções para o público receptor escolhido. Como resultado perceberam que ministrar uma aula em língua espanhola fazendo uso da tradução é ir muito além do Método Gramática e Tradução, mais ainda é ir além da tradução literal de um material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/01/2020

Como Citar

Giracca, M. N. (2020). O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CULTURA LOCAL: COMO APRESENTAR OS CULTUREMAS DO NORTE DO BRASIL PARA O MUNDO HISPANOFALANTE. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(3). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.3.4822