UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA FEMININA DA/NA MÚSICA AMAZÔNIDA

Autores

  • Ludimila Godoi Navarrete
  • Nair Ferreira Gurgel do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4672

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor a relevância da produção musical de artistas da Amazônia, como Zezinho Maranhão, Bado, Celdo Braga (grupos: raízes caboclas e imbaúba) e Lia Sophia. A intenção é entendermos um pouco mais sobre a identidade, a localidade, bem como o respeito a diversidade de gênero, pois é fato que a música, a poética e a arte podem se tornar fonte de reflexão sobre o mundo dos “outros”, bem como uma atitude em favor da cultura Amazônida. Usaremos uma metodologia de levantamento bibliográfico sobre as obras necessárias. Podemos ainda ver com o olhar sob “mundo de frente” não utilizando nossas relações preestabelecidas, de um mundo “já vivido”, mas considerando o “daqui para frente”, portanto o devir, o que esperamos futuramente. Assim tomamos consciência de como os atuais debates social e político influenciam o pensamento crítico sobre uma sociedade, o quanto inclusive, ajudam na informação de que o melhor caminho é a busca por uma realidade em que "todos" os sujeitos estejam nela livremente "inseridos". Observaremos quais as elaborações e reelaborações simbólicas vividas na Amazônia, diante da figura feminina, visualizaremos se há um número abrangente ou não de composições feitas por mulheres do norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07/11/2019

Como Citar

Navarrete, L. G., & Amaral, N. F. G. do. (2019). UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA FEMININA DA/NA MÚSICA AMAZÔNIDA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4672