UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA FEMININA DA/NA MÚSICA AMAZÔNIDA
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4672Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor a relevância da produção musical de artistas da Amazônia, como Zezinho Maranhão, Bado, Celdo Braga (grupos: raízes caboclas e imbaúba) e Lia Sophia. A intenção é entendermos um pouco mais sobre a identidade, a localidade, bem como o respeito a diversidade de gênero, pois é fato que a música, a poética e a arte podem se tornar fonte de reflexão sobre o mundo dos “outros”, bem como uma atitude em favor da cultura Amazônida. Usaremos uma metodologia de levantamento bibliográfico sobre as obras necessárias. Podemos ainda ver com o olhar sob “mundo de frente” não utilizando nossas relações preestabelecidas, de um mundo “já vivido”, mas considerando o “daqui para frente”, portanto o devir, o que esperamos futuramente. Assim tomamos consciência de como os atuais debates social e político influenciam o pensamento crítico sobre uma sociedade, o quanto inclusive, ajudam na informação de que o melhor caminho é a busca por uma realidade em que "todos" os sujeitos estejam nela livremente "inseridos". Observaremos quais as elaborações e reelaborações simbólicas vividas na Amazônia, diante da figura feminina, visualizaremos se há um número abrangente ou não de composições feitas por mulheres do norte.