ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PESQUISA ESCOLA VERDE NO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Andressa Fabrina Klauck
  • Rhafaela Rico Bertolino Beriula
  • Tânia Pitombo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4665

Resumo

Muitos são os matizes que circundam às discussões sobre Educação Ambiental no Brasil, seus sentidos deslizam-se nos tecidos da linguagem e se alteram conforme as formações discursivas que as constituem, no complexo das formações ideológicas dos sujeitos que as enunciam. Nessa perspectiva, este estudo propõe tecer considerações sobre o funcionamento discursivo da Educação Ambiental no Projeto Pesquisa Escola Verde (PPEV) desenvolvido no norte de Mato Grosso, na cidade de Sinop, mediante a inter-relação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), da Escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Teresinha Benedetti e da Promotora de Justiça. Para tanto, este trabalho ancora-se na Análise de Discurso materialista histórica, a partir da abordagem qualitativa, com a presença de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada realizada com os idealizadores do projeto. Os resultados mostram que os discursos sobre Educação Ambiental são marcados por já-ditos, inscritos no funcionamento discursivo que estão sendo constituídos desde 1960 e, encontram novos sentidos no PPEV que, através da mobilização da memória discursiva, realiza a inter-relação entre promotoria, escola e universidade, para que ocorra o engajamento coletivo sobre as questões ambientais a partir de mobilizações com o corpo escolar.

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Publicado

07/11/2019

Como Citar

Klauck, A. F., Beriula, R. R. B., & Oliveira, T. P. de. (2019). ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PESQUISA ESCOLA VERDE NO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4665