ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO PESQUISA ESCOLA VERDE NO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.2.4665Resumo
Muitos são os matizes que circundam às discussões sobre Educação Ambiental no Brasil, seus sentidos deslizam-se nos tecidos da linguagem e se alteram conforme as formações discursivas que as constituem, no complexo das formações ideológicas dos sujeitos que as enunciam. Nessa perspectiva, este estudo propõe tecer considerações sobre o funcionamento discursivo da Educação Ambiental no Projeto Pesquisa Escola Verde (PPEV) desenvolvido no norte de Mato Grosso, na cidade de Sinop, mediante a inter-relação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), da Escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Teresinha Benedetti e da Promotora de Justiça. Para tanto, este trabalho ancora-se na Análise de Discurso materialista histórica, a partir da abordagem qualitativa, com a presença de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada realizada com os idealizadores do projeto. Os resultados mostram que os discursos sobre Educação Ambiental são marcados por já-ditos, inscritos no funcionamento discursivo que estão sendo constituídos desde 1960 e, encontram novos sentidos no PPEV que, através da mobilização da memória discursiva, realiza a inter-relação entre promotoria, escola e universidade, para que ocorra o engajamento coletivo sobre as questões ambientais a partir de mobilizações com o corpo escolar.