MULHERES INDÍGENAS KARITIANA, INDO, VINDO, FAZENDO, SOMANDO, DANÇANDO, VIBRANDO E SENDO: UM ESTUDO PÓS-CRÍTICO DA RELAÇÃO DO CORPO NA PRODUÇÃO DOS PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • João Carlos Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Noraides Ferreira de Almeida

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem sobre a relação das mulheres Karitiana com o corpo na produção da linguagem nos processos próprios de ensino e aprendizagem da educação escolar indígena. O estudo trata-se de um projeto de pesquisa no âmbito do Mestrado Acadêmico em Letras (ML), Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O corpus da pesquisa foi desenvolvido no campo de estudos culturais com base na metodologia pós-crítica dos estudos etnográficos com enfoque em letras. Para alcançar a melhoria da qualidade da educação escolar nas comunidades indígenas, os professores buscam aperfeiçoar os processos próprios de ensino e aprendizagem da língua Karitiana – considerada a única remanescente da família linguística Arikém –, bem como da valorização da identidade cultural do Povo Karitiana. O presente estudo e pesquisa mergulhou no universo das mulheres Karitiana visando identificar a identidade cultural feminina como forma de compreender a linguagem do corpo na constituição dos processos próprios de ensino e aprendizagem no contexto da aldeia. Acredita-se que o presente estudo contribuiu sobremaneira para lançar luzes quanto à questão da identidade cultural feminina Karitiana, bem como a sua função cultural na produção dos saberes indígenas no contexto da comunidade.

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Publicado

05/09/2019

Como Citar

Gomes, J. C., & Almeida, N. F. de. (2019). MULHERES INDÍGENAS KARITIANA, INDO, VINDO, FAZENDO, SOMANDO, DANÇANDO, VIBRANDO E SENDO: UM ESTUDO PÓS-CRÍTICO DA RELAÇÃO DO CORPO NA PRODUÇÃO DOS PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/4520