A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DOS SABERES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PORTO VELHO - RO

Autores

  • Sônia Maria Paracampos de Sá Dias

Resumo

Este estudo pretende investigar a natureza dos saberes profissionais que servem de base ao exercício da docência em Língua Portuguesa (LP) nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como os desafios da prática no contexto do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. É, pois, nesse âmbito que se insere esse estudo, cujas bases teóricas estão fundamentadas em autores que são referências na temática abordada, dentre eles Tardif (2000; 2002). Metodologicamente, constitui-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, cujos dados foram coletados mediante a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada, gravada, com uma amostra de cinco professores de Língua Portuguesa, que corresponde ao universo total dos sujeitos, e analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977), a partir da sistematização de categorias temáticas (elaboradas a priori). Os resultados indicaram, dentre outros aspectos, que os saberes dos sujeitos da pesquisa são plurais e diversificados, oriundos em parte de sua formação profissional na área específica e, principalmente, de suas experiências profissionais construídas ao longo da carreira, sobretudo como professores do ensino propedêutico. Nesse sentido, existe a necessidade da edificação de saberes específicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), campo de atuação desses professores.

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Publicado

11/08/2019

Como Citar

Dias, S. M. P. de S. (2019). A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DOS SABERES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PORTO VELHO - RO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/4441