AGORA SERVE O CORAÇÃO: VERDADES-MENTIRAS CONTADAS POR UM BRASILEIRO QUALQUER

Autores

  • Jéssica Lins de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.1.4368

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Política e sociedade, Notícias falsas, Intolerância religiosa

Resumo

O texto apresenta uma resenha crítica do livro "Agora serve o coração", de autoria de Nei Lopes e publicado em junho de 2019. No livro, Nei Lopes conta a história de Marangatu, região fictícia na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Marangatu era a "capital do boato" e é assim, em um misto de relatos históricos e contos fantasiosos quase impossíveis de serem desmembrados, que o autor conta a história do lugar – que, à certa altura do livro percebemos, pode ser qualquer lugar do Brasil. A história de Marangatu começa com seus primeiros habitantes indígenas, passa pela invasão dos brancos europeus e chegada de africanos escravizados, pela criação de quilombos, pela favelização, pela criação de terreiros de candomblé e umbanda e, consequentemente, de escolas de samba, toca na criação da primeira universidade e suas contradições, até chegar à era do pentecostalismo e das milícias. Para além de um romance, o livro nos ajuda a compreender que o cenário político atual não foi configurado de uma hora para outra e nos convida a visitar nossa própria história, contada entre verdades e mentiras, gritos e silenciamentos. Conhecer a história de Marangatu é conhecer a história do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Lins de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista CAPES-DS. Licenciada em Matemática e Mestra em Educação pela UFSC. Pesquisadora do Grupo Alteritas - Diferença, Arte e Educação.

Downloads

Publicado

10/05/2020

Como Citar

de Souza, J. L. (2020). AGORA SERVE O CORAÇÃO: VERDADES-MENTIRAS CONTADAS POR UM BRASILEIRO QUALQUER. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 13(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.1.4368