A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NACIONAL

Autores

  • Élcio Aloisio Fragoso Universidade Federal de Rondônia -UNIR

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3659

Palavras-chave:

Iracema. Discursividade Literária. Língua Nacional. Materialidade Significante

Resumo

Este artigo, que faz parte de um trabalho mais amplo que desenvolvemos acerca da relação entre língua (escrita) e literatura (escritura) no século XIX, inscreve-se na perspectiva teórica da análise de discurso materialista e na metodologia da história das ideias linguísticas. Por esta via de reflexão, buscamos analisar, através de recortes da 1ª edição de Iracema (incluindo aí o prólogo, notas e uma carta ao final do livro), de José de Alencar, o sentido instituído (legitimado) para a língua nacional, política linguística que vai significar a língua portuguesa no Brasil, no século XIX. A discursividade literária romântica vai evidenciar essa língua como simples, natural e espontânea, funcionamento ideológico do estilo que naturalizava o sentido expressivo da língua nacional. Entretanto, vimos que esse expressivismo era histórico e ideologicamente determinado. Ele explicitava o processo discursivo que se realizava sob a base da língua portuguesa, ou seja, ele dava visibilidade ao batimento entre a memória e a atualidade.  Enfim, esse expressivismo, de nosso ponto de vista, dava forma ao linguístico-histórico (o discursivo), que era significado como poético, efeito de sentido dominante estabelecido na relação contraditória com outras formações discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élcio Aloisio Fragoso, Universidade Federal de Rondônia -UNIR

Docente do Departamento de Línguas Vernáculas - DLV, do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais. Área de Linguística, Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas.

Downloads

Publicado

13/02/2019

Como Citar

Fragoso, Élcio A. (2019). A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NACIONAL. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3659