REPRESENTAÇÃO SOCIAL SURDA E OUVINTE: UM OLHAR SURDO SOBRE OS OUVINTES, REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Rosiane Ribas de Souza Eler UNIR

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3648

Palavras-chave:

Surdo. Ouvinte. Cultura. Representações.

Resumo

Resumo: Em meio a discussões sobre os possíveis conflitos entre a cultura surda e ouvinte, o presente trabalho objetiva observar qual a visão que esses sujeitos da pesquisa tem do ouvinte. A metodologia utilizada terá o enfoque no comportamento de pessoas surdas do individual para o coletivo, será usado a entrevistas com questões que serão feitas para saber como é olhar que o surdo tem do ouvinte, a partir das respostas individuais, serão ajustados à Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, que é partindo do individual descobrirmos qual o discurso comum a esse grupo. Será abordado a visão de Gladis Perlin sobre as diversas formas de ouvintismo presente no meio social que os surdos convivem. A questão histórica e cultural de domínio ouvinte como maioria linguística sob a minoria, no caso os surdos. Como resultado verificou-se a importância da língua de sinais na constituição do sujeito surdo, suas lutas e dificuldades frente a hegemonia ouvinte, que pela falta de conhecimento negligenciam esse público, pelo fato de desconhecerem como os surdos aprendem, se organizam em sociedade, e sua diferença ao ver o mundo marcada pela experiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Ribas de Souza Eler, UNIR

Sou professora de LIBRAS há três anos e meio na UNIR, trabalhei como professora para Gov de Rondônia na área de educação de surdos.

Downloads

Publicado

13/02/2019

Como Citar

Souza Eler, R. R. de. (2019). REPRESENTAÇÃO SOCIAL SURDA E OUVINTE: UM OLHAR SURDO SOBRE OS OUVINTES, REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3648