NO/PELO DISCURSO DO COLONIZADOR ENIO PIPINO, A FUNDAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE GLEBA CELESTE EM MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3563

Palavras-chave:

Análise de Discurso. Práticas Discursivas. Gleba Celeste. Enio Pipino.

Resumo

Este artigo discute como as práticas discursivas do empresário Enio Pipino fundaram sentidos sobre o projeto de colonização particular Gleba Celeste, criado em uma área superior a 600 mil hectares no norte de Mato Grosso e responsável pela criação das cidades de Vera, Sinop, Santa Carmem e Cláudia. A pesquisa utiliza como corpus de análise recortes da entrevista, concedida por Enio Pipino ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 1982, integrando o projeto Memória da Amazônia. A Análise de Discurso Materialista Histórica, a partir dos pressupostos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, subsidiam as amarras teóricas necessárias à pesquisa. No/pelo discurso de Enio Pipino a Gleba Celeste é inserida ao escopo de iniciativas exitosas pró-migração rumo à Amazônia mato-grossense. Considera-a como um instrumento capaz de estimular o fluxo migratório e oferecer condições onde o migrante fixa-se, viva e se desenvolva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro José do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Sinop/PPGLetras).

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos da Linguagem (GEdEL-UNEMAT) e pesquisador membro do projeto de pesquisa Leituras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato Grosso (Leituras), portaria nº 3214/2017. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cenecista de Sinop.

Cristinne Leus Tomé, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Sinop/PPGLetras).

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL- UNEMAT). Coordena o projeto de pesquisa Leituras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato Grosso - (Leituras), portaria nº 3214/2017.

Downloads

Publicado

18/02/2019

Como Citar

Nascimento, L. J. do, & Tomé, C. L. (2019). NO/PELO DISCURSO DO COLONIZADOR ENIO PIPINO, A FUNDAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE GLEBA CELESTE EM MATO GROSSO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3563