MOSAICO DE RAVENA: EM UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIALISTA

Autores

  • Cristiane Marina Teixeira Girard Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, Mosaico de Ravena - Banda, Belém-Pará-Brasil - Música, Belém (PA).

Resumo

O presente artigo tem como temática abordar a Banda Mosaico de Ravena a partir de uma perspectiva pós-colonialista. Sendo assim, tem por objetivo analisar traços presentes do pós-colonialismo na música desta banda chamada “Belém-Pará-Brasil”. Além do mais, objetiva-se mostrar a perspectiva histórica do Pós-colonialismo e identificar sobre a Banda Mosaico de Ravena. Portanto, para concretização desta pesquisa utilizou-se da pesquisa bibliográfica e explicativa. Diante disto, conclui-se a partir da música analisada que as pessoas de uma maneira geral que não conhecem o estado paraense criam um esteriótipo que não condiz com a realidade local, ocasionando um determinismo ao imaginário cultural não se adentrando a conhecer a real formação cultural que correspondem a nossa localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Marina Teixeira Girard, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Bibliotecária-documentalista da Biblioteca Prof. Roberto Duarte Piras; responsável pelo setor de Periódicos, pelos treinamentos do Portal da CAPES na comunidade acadêmica da Instituição e orientações sobre normalização.

Downloads

Publicado

18/02/2019

Como Citar

Girard, C. M. T. (2019). MOSAICO DE RAVENA: EM UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIALISTA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/3302