TERRITÓRIO, HISTÓRIA E IDENTIDADE: ASPECTOS CULTURAIS DOS GRUPOS SOCIAIS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA

Autores

  • Roger dos Santos Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Hugo Athanásios Fotopoulos Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.1.3086

Palavras-chave:

História. Identidade. Grupos sociais. Rondônia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender os projetos oficiais de desenvolvimento que ocorreram em Rondônia. Portanto analisou-se a política agrícola do Estado, abordando como se deu o contato das culturas que vieram de fora com as culturas que já habitavam a região rondoniana. Utilizou-se como ferramenta metodológica a revisão de literatura. O estudo aborda diversos momentos históricos de Rondônia, perpassando pelo II Ciclo da Borracha; Criação do Território Federal do Guaporé; Extração da Cassiterita; Abertura da BR-364; Garimpo de Ouro; Ciclo Agrícola, usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau e por fim destaca-se Território e Identidade, o eixo principal que compõe o presente artigo. Constatou-se que todos os projetos oficiais do governo proporcionaram grandes movimentos migratórios, apresentando objetivos peculiares para cada período, constituindo assim, uma miscigenação de culturas no referido estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger dos Santos Lima, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Atualmente é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia - (PPGE/UNIR). Graduado em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa;Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia; (PPGTA), atuando nas linhas de pesquisa: Políticas Públicas na Amazônia e Processos Migratórios, Identidade e Território.

Hugo Athanásios Fotopoulos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2001) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia, política agrícola, desenvolvimento sustentável, cultura, cidadania e políticas públicas na Amazônia.

Downloads

Publicado

13/02/2019

Como Citar

Lima, R. dos S., & Fotopoulos, H. A. (2019). TERRITÓRIO, HISTÓRIA E IDENTIDADE: ASPECTOS CULTURAIS DOS GRUPOS SOCIAIS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.1.3086